Rádio Colmeia CoronaVac: o que significa a eficácia de 50,38% na prática » Rádio Colmeia

Escute a rádio

CoronaVac: o que significa a eficácia de 50,38% na prática


13 de janeiro de 2021

O esperado dado da eficácia geral da CoronaVac foi apresentado nesta terça-feira (12), com uma taxa global de proteção contra a covid-19 de 50,38%. Em outras palavras, o número significa que quase metade da população vacinada, caso venha a desenvolver a doença, ela não passará de sintomas muito leves, que não depende de atendimento médico. 

Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli

Os números detalhados hoje pelo Instituto Butantan revelaram que o imunizante, desenvolvido em parceria com a empresa chinesa Sinovac, atende aos critérios mínimos estabelecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O maior triunfo da CoronaVac, no entanto, está na pressão sobre o sistema de saúde. A vacina se mostrou 100% eficiente ao impedir casos que necessitem de respiradores ou internação hospitalar. A chance de tomar o imunizante e ter a doença de forma leve é de 22%.

“Temos uma vacina que é potencialmente capaz de prevenir, doença, doença grave e morte. E afinal das contas era tudo isso que a gente queria desde o começo. Eu tenho uma vacina cujo risco pessoal é quase zero, porque os efeitos adversos são mínimos. Mas eu tenho um benefício que não é só para mim, é coletivo, de reduzir o risco de doença em 50%”, avaliou Natalia Pasternak, doutora em microbiologia e presidente do Instituto Questão de Ciência.

Divulgação Instituto Butantan

Os resultados

Os resultados foram obtidos a partir da análise de dados de 9.252 voluntários no Brasil. Destes, 4.653 tomaram a vacina e outros 4.599 receberam placebo (substância sem efeitos médicos), sem que soubessem a qual grupo pertenciam.

No grupo da vacina, ocorreram 85 casos de covid-19. O grupo placebo registrou 167 pessoas com covid-19.

A proteção de 50,38% contra covid-19 em grau considerado muito leve se deu após a análise dos dados de voluntários vacinados que apresentaram pelo menos um sintoma da doença e tiveram diagnóstico confirmado por exame de PCR.  Esses são casos, segundo o coordenador da pesquisa, o médico Ricardo Palácios, “que não precisam de nenhum tipo de assistência porque seus sintomas são muito leves”.

Avaliação

Especialistas entendem que as conclusões do estudo da CoronaVac no Brasil são positivos porque o momento de pandemia exige a diminuição de casos graves da doença.

Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, ressaltou o papel que a vacina terá na redução da sobrecarga dos hospitais.

“Em um primeiro momento, a gente não vai ficar livre desse vírus. Qualquer vacina ainda não mostrou impacto na transmissibilidade. Não é momento de a gente relaxar nada, mas com certeza é o momento em que a gente vê de fato uma luz clara no fim do túnel de a gente diminuir esse impacto todo [no sistema de saúde].”

** Com informações do Portal R7

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão conferir amanhã (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do exame. O Enem impresso foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva […]

Micro e pequenas empresas têm até sexta-feira para aderir ao Simples

Termina na próxima sexta-feira (29) o prazo para a regularização e inscrição no Simples Nacional das micro e pequenas empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano. A solicitação é feita exclusivamente pela internet, por meio do portal do Simples Nacional. Com o pedido aceito, a adesão retroagirá ao dia 1º de janeiro. O Simples Nacional é […]

Começam hoje as inscrições para o Fies 2021

Começam hoje (26) e vão até o dia 29 de janeiro as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano o Fies vai oferecer 93 mil vagas  As inscrições podem ser feitas no portal do Fies. O resultado da seleção será divulgado no dia 2 de fevereiro. Em caso de pré-seleção para uma […]