Dia 1ª de setembro de 1969 a cidade de Porto União ganhava do Governo do Estado de Santa Catarina, a sua unidade do Corpo de Bombeiros Militar. Na época, havia apenas uma pequena estrutura com um caminhão de combate ao fogo, e soldados que recém tinham entrado nas fileiras da corporação.
Com o passar dos anos, a estrutura foi ganhando forma, até chegar nos dias atuais, que conta com dois caminhões modernos, ambulância e várias equipamentos de salvamento.
O Corpo de Bombeiros de Porto União é a 3ª Companhia de Bombeiros Militar que faz parte do 9ª Batalhão de Bombeiros Militares em Santa Catarina. A Companhia atualmente é comandada pelo 1ª Tenente, Marcos Luciano Colla.
Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros de Porto União, por muitos anos prestou atendimento as cidades de General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado, União da Vitória e Paula Freitas.
Para marcar a data, na tarde de sexta-feira, 1ª de setembro, a praça Hercílio Luz foi o palco principal para as homenagens. O evento contou com a presença do senhor Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Coronel Onir Mocellin, que parabenizou a cidade de Porto União pelos seus 100 anos, assim como a entidade por seus 48 anos.
O 1ª Tenente, Marcos Luciano Colla, em suas palavras agradeceu a parceria que sempre teve com a sociedade e as entidades que sempre estão de portas abertas para fortalecer o Corpo de bombeiros de Porto União.
O evento dos 48 anos do Corpo de Bombeiros também foi marcado por Promoções de Bombeiros Comunitários, entrega de Medalhas, Titulo Honorífico de “Amigo do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina”, e pela Formatura dos Cursos Básicos de Atendimento a Emergência. As turmas formadas foram I, II, III, IV e V, Bombeiros Mirim, Juvenil, Melhor Idade e Bombeiros Comunitários, que somando, totalizam 300 alunos.
O vice-prefeito de Porto União, Percy Storch, parabenizou o Corpo de Bombeiros e a todos os formandos.
Antes do encerramento da festividade, foi acessa a Pira Olímpica dos 100 anos de Porto União, e dado o tradicional “banho de mangueira” aos alunos formados.
Fotos: Marciel Borges/ Rádio Colmeia