A Prefeitura de Bituruna emitiu nesta tarde de sexta- feira, 20, o decreto 045/2020, que declara situação de emergência ao município, limitando por 15 dias as atividades do comércio e intensificando as medidas de prevenção ao Coronavírus.
A decisão foi tomada após reunião com líderes religiosos, Associação Comercial de Bituruna e integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, ficando definido que apenas serviços essenciais podem atender no município. Importante ressaltar que Bituruna segue sem nenhum caso confirmado e ou suspeito de Coronavírus, sendo esta medida tomada, a fim de limitar as barreiras da possível entrada da doença.
De acordo com o decreto 045/2020, podem continuar funcionando: farmácias, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, supermercados, açougues, padarias, postos de combustíveis, serviços funerários e distribuidoras de água e gás. O atendimento dentro do estabelecimento deve ser limitado a metragem do local. Restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e atividades afins podem realizar apenas serviço de delivery. As atividades religiosas estão suspensas por 15 dias.
A Prefeitura também suspenderá o atendimento de livre demanda, ou seja, quem precisar dos serviços deve ligar e agendar atendimento. A medida não se aplica aos órgãos de saúde que continuarão com atendimento normal. Os servidores com mais de 60 anos, doenças crônicas, gestantes, lactantes e problemas respiratórios já foram dispensados. O Setor de Tributação vai prorrogar em 120 dias o pagamento de tributos que venceriam neste período. As aulas da rede municipal de ensino, atividades nas áreas de lazer e campeonatos de Futebol Sete Aberto e Futebol Sete do Interior também estão suspensos. As viagens através do Tratamento Fora de Domicílio serão mantidas apenas para pacientes que vão realizar quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.
A Administração Municipal reforça que não há motivo para pânico, o objetivo é intensificar as medidas de prevenção. Novas informações serão atualizadas no www.bituruna.pr.gov.br e a população pode solicitar orientações das 8h às 17h no telefone: (42) 3553-8000, pedido o encaminhamento da ligação para a Vigilância Epidemiológica ou através do WhatsApp: (42) 3553-8011.
A Fundação Municipal de Saúde lembra a importância em aderir ao isolamento voluntário, manter as mãos sempre limpas e higienizá-las com álcool em gel regularmente, evitar locais com aglomeração de pessoas, manter ambientes ventilados, evitar apertos de mão e comprimentos onde há contato.