Os vereadores da cidade de General Carneiro, decidiram abrir na noite dessa segunda-feira, 11 de março, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre a Saúde Pública do município. O ato ocorreu através de uma mobilização de moradores.
Tudo se iniciou através de um áudio vazado da Dra. Jucelia Candido, que atua no Pronto Atendimento, antigo hospital, em conversa com o secretário de Saúde do município Jean Fagundes. Nesse áudio, a médica desesperada, pede medidas urgentes de melhorias para a saúde, chegando a chorar.
Após o áudio circular por diversos grupos do WhatsApp, a população se reuniu para apoiar os pedidos da Dra. Jucelia. No final da tarde dessa segunda-feira, os moradores se reuniram em frente ao Pronto Atendimento, colocaram faixas de protesto e seguiram em passeata até a Câmara de Vereadores, onde estava sendo realizado uma sessão ordinária.
No local, os moradores ocuparam todos os lugares disponíveis, chegando até, a acompanharem a sessão em pé e do lado de fora, através das janelas. O presidente da Câmara e os vereadores, parabenizaram a população pela reivindicação, assim como, cobraram a presença do prefeito e do secretário de Saúde, que não estavam no local, sendo que foram convidados.
Criado a Comissão Parlamentar de Inquérito, foi escolhido os três vereadores que irão trabalhar durante 90 dias na fiscalização, sendo os vereadores da oposição, Carlos Cezar Garbin e Marilza Nunes Lopes, e do lado do prefeito, o vereador Gilberto José Ribeiro.
Logo após, a moradora Eloiza Ksionskewicz, usou a tribuna da casa de leis para ler uma carta. Eloiza solicitou aos representantes do povo, mais atenção à saúde do município, afirmando que os profissionais do PA são os únicos que realmente se preocupam e tentam atender o povo da melhor forma possível, mesmo devido todas as circunstâncias.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Henrique Gaiovicz, ao final, afirmou que nas próximas sessões haverá a presença do secretário de Saúde, pois agora ele foi intimado. Em entrevista ao repórter Tiago Amaral, o presidente falou como será o processo da CPI e o que espera desse ato.
Com a sessão encerrada, os moradores presentes se deslocaram até a Prefeitura da cidade onde colocaram na frente, faixas de protesto, as mesmas que estavam segurando na Câmara de Vereadores. Também destacaram que estarão presentes na reunião sobre saúde, que será realizada nessa terça- feira.
Na manhã desta terça-feira, 12 de março, o prefeito de General Carneiro, Luís Otávio Savaiva, em entrevista ao Jornal da manhã da Rádio Colmeia, das 8h, falou sobre a CPI, acompanhe: