Cras de Canoinhas desenvolve projeto de horta com usuários para fortalecer vínculos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cras de Canoinhas desenvolve projeto de horta com usuários para fortalecer vínculos


4 de setembro de 2024

Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS

Em Canoinhas, um projeto da Assistência Social vem se destacando ao incentivar o desenvolvimento, autonomia e ainda incentivar a alimentação saudável. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) implantou uma horta que é cultivada por usuários que são atendidos no Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A pedagoga social do Cras, Elizete Aparecida Kadanas, comenta que inicialmente, o projeto nasceu para trabalho com as crianças, mas com o passar do tempo o ciclo foi encerrado e teve continuidade com os adultos. “Hoje sete mulheres e um homem fazem parte desse grupo. Eles fazem todo o manejo com o apoio da Segurança Alimentar, plantam as mudas, cuidam, regam e têm todo o trabalho de convivência”, comenta.

Elizete afirma que ao trabalhar na horta, os usuários fortalecem o espírito de equipe, a troca de experiências. A gente percebe que há muita união no grupo, tudo eles procuram fazer em conjunto e dividir de forma igualitária. Vai muito mais que um projeto de plantar e colher, ele trabalha diversas questões”, explica.

A produção, que é focada em verduras e legumes, como alface e cenoura, além de temperos, é dividida entre todos os que participam do projeto, o que ainda incentiva a alimentação saudável e orgânica. A horta, que possui vários canteiros, fica localizada nos fundos do Cras.

Os encontros coletivos acontecem uma vez por semana, mas os participantes se dividem em tarefas que estão em um cronograma de tarefas em demais dias da semana. Eles também recebem apoio de um técnico agrícola da prefeitura que auxilia em questões como adubamento, controle de pragas e orienta os participantes em relação a outras dúvidas.

O projeto foi apresentado para técnicos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família que fizeram uma visita recentemente ao município e elogiaram a iniciativa“Temos que reconhecer o trabalho dos profissionais da Assistência Social, que apesar de todas as dificuldades, fazem seu trabalho com muita criatividade e amor, como é o caso em Canoinhas, e que diariamente estão transformando vidas e trazendo desenvolvimento para as famílias catarinenses”, disse a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rotatória da rodoviária de Porto União deixa duas mulheres feridas

Por volta das 7h50min desta segunda-feira (7), um acidente de trânsito foi registrado na Avenida Getúlio Vargas, na rotatória em frente da Rodoviária de Porto União.No local, em conversa com a condutora de um veículo Toyota SW4 com placas de Porto União, relatou que fazia a conversão na rotatória e não viu a ciclista, vindo […]

Secretaria Estadual registra a terceira morte por Chikungunya em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria da Vigilância Epidemiológica (DIVE), confirma que a terceira morte pela doença foi de uma mulher de 80 anos, em Xanxerê. O primeiro caso aconteceu em Florianópolis, no dia 1º de janeiro, com um homem de 83 anos e o segundo com uma idosa de […]

Com Patrulha Rural da PMPR, número de roubos no campo cai 34,6% em três anos no Paraná

O Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), registrou uma queda de crimes nas regiões rurais do Estado entre 2024 e 2022, começo da ação. Os dados foram mapeados, analisados pela Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária e apresentados nesta segunda-feira (7). O programa promove operações policiais, visitas comunitárias, cadastros de propriedades, […]