Creas recebe, em média, três denúncias de negligência e maus tratos contra idosos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Creas recebe, em média, três denúncias de negligência e maus tratos contra idosos


21 de junho de 2013

 

No último sábado, 15, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso. E os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de União da Vitória da Vitória, que recebem diariamente denúncias de negligência e maus tratos contra essas pessoas e trabalham políticas públicas para solucionar esses problemas, comemoram a data.

A coordenadora do Creas, a assistente social, Cleunice Moller, conta que, desde o início das atividades da entidade, em 2011, cresceram significativamente as denúncias de negligência, abandono e violência intrafamiliar (física, psicológica e sexual) contra pessoas idosas e pessoas idosas com deficiência.

Segundo Cleunice, o Creas recebe em médias, três denúncias, diariamente (de segunda a segunda).  Ela acredita que, o número de denúncias desses casos aumentou após exibição de reportagem de negligência e maus tratos contra idosos, na mídia nacional.

Os principais problemas em União da Vitória, de acordo com a coordenadora da entidade, referem-se ao mau uso de cartão benefício (operações de empréstimos), por parte de familiares, seguido de maus tratos e agressões, vindos de familiares e de terceiros. Ameaças também fazem parte dos problemas.

Cleunice explica que, o Creas busca sempre que o idoso seja cuidado pela família. Entretanto, quando há maus tratos, ela diz que, os idosos são encaminhados para entidades assistenciais.

Para a realização do trabalho, a assistente social explica que, o Creas conta com o apoio da prefeitura, Secretaria Municipal de Ação Social, Ministério Público, Associação dos Dependentes de Álcool e Drogas (Adad) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). E, em alguns casos, os profissionais só conseguem agir com o apoio da Policia Militar.

Para Cleunice, o apoio técnico recebido da Secretaria de Ação Social, comandada por Mônica Andrea Barcelos do Amaral, é fundamental. Ela defende que, devido sua formação, assistente social e advogada, Mônica tem amplo conhecimento na área, e isso agiliza e otimiza os processos.

Cleunice observa que, embora os profissionais estejam habituados em atender as mais diversas situações, alguns casos são chocantes. Mesmo diante dos problemas, ela diz que “o trabalho é muito gratificante”.

 

Equipe:

 

A equipe do Creas é formada por duas psicólogas, duas assistentes sociais, uma advogada, dois educadores sociais, uma pessoa responsável pelo serviço administrativo, duas pessoas que atuam na função de serviços gerais e um motorista.

 

Um caso:

 

Cleunice cita um caso de negligência e abandono de incapaz. Um senhor com mais de 80 anos estava infestado pelos tungas penetrans, conhecidos popularmente como bichos de pé.

Esse senhor foi levado para uma unidade de saúde para a retirada dos bichos, e, em seguida, foi realizada a higienização de sua residência.

Após, ele voltou para sua casa, que fica localizada nas proximidades de moradias de seus familiares.

 

Denúncias:

 

As denúncias de negligência e maus tratos podem ser efetuadas por meio do Disque 100, Creas e CMDPI.

Creas: 3523 8886

CMDPI: 3521 1223

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]