Crédito Adicional Suplementar para a Uniuv é aprovado na Câmara de União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Crédito Adicional Suplementar para a Uniuv é aprovado na Câmara de União da Vitória


29 de agosto de 2023

Fotos: Divulgação

Na noite desta segunda-feira, na 24ª Sessão Ordinária aconteceu a votação de um importante Projeto de Lei, número 31/2023, que dispõe sobre crédito adicional suplementar proveniente de superavit financeiro nas respectivas fontes de recursos. O projeto diz respeito à UNIUV e tem como resultado o pagamento dos servidores da Instituição do corrente mês.

Pela manhã, os representantes da UNIUV Professores, reitor Lúcio Kurten dos Passos, seu vice Alysson Frantz, Rosinete Costa, pró-reitora administrativa, Josnelli Martins, contadora e Marcos Olbertz, Assessor jurídico estiveram na Câmara Municipal em reunião com os vereadores. Todos estiveram presentes, foram participativos e buscaram esclarecer dúvidas a respeito do Projeto que seria votado no período noturno.

O Presidente da Casa Legislativa, Valdecir José Ratko, organizou a reunião tendo como base o objeto da análise do presente Projeto que encontra-se em votação. Ratko coordenou as ações futuras da Casa Legislativa junto a Instituição a fim da sua continuidade com a manutenção da qualidade do serviço.

As indagações feitas por diversos vereadores aos representantes da UNIUV, entre eles se haviam levado os extratos bancários, balanços, entradas e saídas ao que como resposta obtiveram que não havia em mãos por parte dos representantes; resultou na assinatura do requerimento por parte de todos os EDIS com a oficialização já feita durante a 24ª Sessão à UNIUV.  Todos os vereadores assinaram o requerimento fazendo diversas solicitações à UNIUV no que diz respeito a contabilidade, atas, extratos, entradas e saídas, pagamento de especializações, contratos, e demais informações sobre a Instituição, que tem 30 dias para responder.

A Tribuna Popular teve a participação do reitor da UNIUV, Sr Lúcio Passos, que esclareceu em sua fala a justificativa do Projeto e as ações que a Instituição vem desenvolvendo para melhorar sua situação financeira enxugando gastos.

O vereador Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) utilizou o Grande Expediente e apontou que nos últimos 5 anos a Uniuv tem arrecadado menos do que suas despesas, tendo um déficit de mais de R$ 17 milhões nos últimos 5 anos, “Atualmente a Uniuv dispõe de pouco mais de R$ 8 milhões, recurso que será utilizado para pagamento do aporte ao fundo de previdência e manutenção da instituição até o final do ano.”

O vereador disse estar preocupado com que irá acontecer com a instituição quando seus recursos findarem, preocupação que muitos Vereadores manifestaram.

Em discussão, os Vereadores manifestaram-se muito durante a Sessão, expondo suas opiniões, demonstrando preocupação com a Instituição e tendo a compreensão sobre o Projeto que tem como princípio o direito dos colaboradores em receberem seus salários. Alguns professores, alunos e algumas pessoas parte do público que esteve presente, manifestaram-se algumas vezes no plenário, chegando a desrespeitar o vereador que estava com a palavra. O Presidente da Casa Legislativa Valdecir Ratko precisou alertar em certo momento o público durante a Sessão, para conter alguns que não souberam se portar desrespeitando o regimento da Casa de Leis.

O Projeto foi aprovado por unanimidade com a manifestação por parte dos vereadores em respeitar os colaboradores da UNIUV que trabalham e precisam receber seus salários.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]