Rádio Colmeia Cruz Machado, a maior produtora de erva mate do Brasil, comemora 68 anos de emancipação » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Cruz Machado, a maior produtora de erva mate do Brasil, comemora 68 anos de emancipação


14 de dezembro de 2020

Foto: Prefeitura Municipal de Cruz Machado

A maior produtora de erva mate do Brasil, título conquistado em 2018, completa hoje, 14, 68 anos de emancipação política-administrativa. Cruz Machado, situado no sul do Paraná, foi historicamente desmembrado de União da Vitória pela Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto.

No entanto, a instalação oficial se deu no dia 14 de dezembro de 1952, sendo que o primeiro prefeito do município foi o Sr. Afonso Nadolny. Hoje, com mais de 18 mil habitantes, prioritariamente rural, é a terra de um povo trabalhador, que se dedica diariamente à produção de feijão, milho, fumo, mel, suinocultura, pecuária leiteira e de corte, e à extração de erva-mate, carvão vegetal e madeiras em geral.

São os aspectos geográficos, como o clima subtropical úmido mesotérmico, banhado pelos Rios Iguaçu, D’Areia, Palmital, Santana, Palmeirinha, Guarani, Potingal, Lago d Foz do Areia, que fazem com que a agricultura e o extrativismo sejam as principais atividades econômicas.

Cruz Machado é considerada a maior produtora de erva -mate do Brasil

A secretária de Administração, Noeli Pasa, lembra que o município, somente se desenvolveu porque tiveram pessoas que acreditaram que era possível e trabalharam para fazer da cidade, um lugar melhor para se viver. “Às pessoas que tem aqui sua família, seu emprego, os que nos ajudam a fazer esse município crescer a cada dia. Aos agricultores, que trabalham incansavelmente em suas propriedades, fazendo com que o município evolua, e seja reconhecido na região, e no estado de Paraná. A todos vocês, munícipes de Cruz Machado, parabéns, e nosso forte abraço pelos 68 anos”, parabeniza.

“Quero parabenizar toda a população da nossa querida Cruz Machado, pela emancipação política-administrativa. São 68 anos. E quero aqui reassumir os compromissos com essa querida cidade, com seu estimado povo, junto com Wilson [Barczak], temos a honra de poder a partir de 1º de janeiro estar dirigindo os destinos dessa querida nação”, reafirmou o prefeito eleito Antonio Luis Szaykowski.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Covid-19: 16 novos casos e 15 recuperados em União da Vitória

União da Vitória obteve 16 novos casos positivos de Covid-19 neste sábado, 16. Também foram registrados mais 15 pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social seguro. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 81 casos ativos […]

Três pessoas ficam feridas em acidente no viaduto de acesso a General Carneiro

Na madrugada desse sábado, 16, por volta das 05h10, um acidente foi registrado na BR 153, no viaduto de acesso a General Carneiro, deixando pelo menos três feridos de acordo com informações. O acidente envolveu um Fiat Linea Essence branco e um I Peugeot 206 Soleil preto, ambos com placas de General Carneiro. As vítimas […]

Meta do Paraná é vacinar 4 milhões de pessoas do grupo de risco até maio

O planejamento do Governo do Estado aponta para a vacinação contra a Covid-19 de aproximadamente 4 milhões de pessoas no Paraná até o fim de maio. Como o processo estadual vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, a tendência é de que a aplicação das doses comece já na próxima […]