Cruz Machado discute estratégias do Programa Brasil sem Misérias » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado discute estratégias do Programa Brasil sem Misérias


20 de março de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Antonio Luis Szaykowski realizou nessa terça-feira, 18, uma reunião com os representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Estiveram presentes a responsável pelo território Vale do Iguaçu, Terezinha Wengien Monte, o gerente regional da Emater de União da Vitória, Cleacir Junior Dallagnol, o Técnico da Emater de Cruz Machado, José Nelson Zubiaurre, o técnico agrícola, Osmar Schipanski, o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Roberto Plewka e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Karina Muehlbauer.

No encontro foram discutidos assuntos referentes ao Programa Brasil sem Miséria. O propósito principal do programa é gerar fonte de renda para as famílias carentes e também inserir elas socialmente nos programas oferecidos pelo governo.

O primeiro passo do projeto será uma reunião entre a Emater e as Secretarias da Agricultura e Assistência Social, para traçarem planos e estratégias para a aplicação do diagnóstico. A segunda etapa será a aplicação do diagnóstico, para o enquadramento das famílias no programa. As visitas e as aplicações dos questionários serão realizadas em todo município, buscando preencher as vagas de 130 famílias, que possuam critérios dentro do Brasil sem Misérias. O prazo para o diagnóstico e a seleção das famílias é até final de maio.

Segundo engenheiro agrônomo, Roberto Plewka, o programa já deve estar em andamento em junho. “No primeiro semestre será realizada a parte dos diagnósticos e cadastro das famílias para o projeto. O segundo semestre será destinado a parte prática do programa, buscando os resultados traçados”, comenta.

No segundo semente as famílias cadastradas receberão o investimento financeiro do Governo Federal e também do município. A ideia inicial é que as famílias invistam na produção de horticultura. A Secretaria da Agricultura disponibilizará toda a assistência técnica para os beneficiados. Cada família receberá também o material de estufa para plantação e sistema de irrigação. Após a produção, o município ajudará as famílias no transporte dos produtos e também na comercialização.

 

Programa Brasil sem Misérias:

 

O Programa Brasil Sem Miséria tem como objetivo superar a extrema pobreza. Com essa iniciativa, o Governo Federal reforça o compromisso de incentivar o crescimento com distribuição de renda, reduzindo desigualdades e promovendo inclusão social.

O plano se organiza em três eixos: garantia de renda, para alívio imediato da situação de extrema pobreza; acesso a serviços públicos, para melhorar as condições de educação, saúde e cidadania das famílias; e o terceiro de inclusão produtiva, para aumentar as capacidades e as oportunidades de trabalho e geração de renda entre as famílias mais pobres do campo e das cidades.

Com o objetivo de promover a inclusão social e produtiva da população rural extremamente pobre do Paraná, o Instituto Emater realiza a integração deste plano com outras políticas públicas de inclusão social e produtiva em vigência como é o caso do Pro Rural, Família Paranaense e Mercados Institucionais (PAA e PNAE), entre outros.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Programa Brasil Sem Miséria envolve ministérios em sua gestão, além de contar com a parceria de estados e municípios.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]