Cruz Machado é finalista no 3º Prêmio Gestor Público do Paraná

Escute a rádio

Cruz Machado é finalista no 3º Prêmio Gestor Público do Paraná


30 de outubro de 2015

Com muita alegria e satisfação, o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, recebeu nesta quinta-feira, 29, a notícia de que o município foi premiado na 3ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cruz Machado está concorrendo com três projetos, são eles: “Ambulatório Móvel”, “Vida Saudável” e “Barracão das Artes”.

O projeto selecionado e o prêmio recebido serão conhecidos somente na solenidade de encerramento do prêmio, que acontecerá no dia 24 de novembro, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado.

No mês de setembro, a comissão julgadora do Prêmio esteve no município avaliando os projetos concorrentes. O encontro aconteceu no gabinete municipal e contou com a presença dos representantes da comissão do Prêmio, prefeito Antonio, secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam, secretária de Saúde, Halina Krajewska, e dos coordenadores e profissionais que desenvolvem os projetos.

O Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, baseada na experiência bem-sucedida do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul, detentor da marca Prêmio Gestor Público.

O Prêmio Gestor tem como foco o reconhecimento de projetos desenvolvidos pelos gestores públicos municipais paranaenses que se destacam pela observância às regras técnicas e pela obtenção de resultados positivos para a população de seus municípios. O Prêmio Gestor também tem como objetivo valorizar os projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade.

Conheça um pouco dos três projetos que Cruz Machado está concorrendo ao 3º Prêmio Gestor Público do Paraná.

Ambulatório Móvel

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto Ambulatório Móvel é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e surgiu por meio da observação da necessidade de acompanhamento e tratamento médico dos moradores das áreas mais distantes do centro da cidade, aonde há Hospital Municipal e Centro de Saúde. O Ambulatório Móvel é composto por uma médica, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem. Atendendo em sete áreas distintas, semanalmente em cada uma, sendo que a área mais distante da sede do município fica a 60 quilômetros. Os profissionais se deslocam até o ambulatório para atendimento da população de segunda-feira a quinta-feira e na sexta-feira é feita a mudança de localidade. Sempre seguindo o cronograma da Estratégia de Saúde da Família e acompanhados pelo agente comunitário de saúde em sua área.

O Ambulatório Móvel tem como objetivo oferecer promoção e prevenção à saúde; acompanhar as gestantes; acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças; e orientar e acompanhar os pacientes das doenças crônicas não transmissíveis.

A ação já conquistou importantes resultados, como: aumento do controle dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis; diminuição das doenças sexualmente transmissíveis; aumento do controle do desenvolvimento psicomotor das crianças, por meio de consultas puericultura; maior cuidado dos pacientes acamados, por meio de visitas domiciliares; mudança dos hábitos e dos estilos de vida da população atendida; e melhora da internação das pessoas com o meio ambiente.

 

Vida Saudável

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto Vida Saudável também é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e tem como principal objetivo oferecer atendimento nutricional e psicológico de qualidade e gratuito às pessoas que necessitam e desejam adotar um estilo de vida saudável, tanto no aspecto nutricional como psicológico, e como consequência das mudanças comportamentais, alcançar um peso corporal saudável.

O desenvolvimento do Projeto Vida Saudável é uma medida de combate ao sobrepeso, obesidade e prevenção da incidência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.

O projeto é coordenado pela nutricionista Daniela Gavasso Wierzbicki e pela psicóloga Sirlene Chaikovski. Os grupos são formados de no máximo 25 pessoas, com idade mínima de 18 anos e máxima de 59 anos, conforme a procura, para realizar ações de prevenção e promoção de hábitos de vida saudável, tanto no aspecto nutricional quanto no psicológico. Em cada encontro é discutido um tema diferente por meio de palestras e diálogo com o grupo. As reuniões acontecem na sala de espera do Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos, durantes as terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 20h30.

O Projeto Vida Saudável contribui com a saúde integral dos seus participantes, pois oferece atendimento nutricional e psicológico voltado no combate ao sobrepeso e a obesidade, com horário acessível ao público-alvo. O Projeto é um serviço diferencial e de qualidade, prestado a população do município de Cruz Machado.

 

Barracão das Artes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto Barracão das Artes é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura e tem como objetivo tornar-se um centro de referência para a cultura cruz-machadense, sendo percebido e vivido pelo seu público alvo como um local de circulação privilegiada de informações pertinentes à área; de acesso a habilidades que possam ser agregadas à prática profissional; de encontro, lazer e fruição estética.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Barracão das Artes refere-se a um espaço (Barracão), que era de uso da Associação Mais Amor ao Idoso, que realizava encontros mensais neste espaço. Com a implantação do projeto Barracão das Artes, o local foi totalmente readequado, no que se refere a iluminação, montagem de palco, colocação de equipamentos de som.

Após a estruturação dos espaços e compra de materiais para as oficinas, iniciou-se o processo de contratação dos profissionais oficineiros, sendo contratados dois professores de dança, um professor de música, um professor de artes circenses, um professor de artesanato, um professor de teatro, para coordenarem as atividades no barracão.

Após a contratação dos profissionais, iniciou-se o processo de inscrição e organização das turmas de oficinas. Com a implementação de turmas de: ballet clássico, jazz, dança contemporânea, dança de rua, musica (banda municipal), artesanato, oficinas de circo. Que se organizam em aulas duas vezes por semana, no período da manha e tarde. E dado início as atividades. Após a implementação destas oficinas, verificou-se a necessidade de realizar atividade para adultos, quando optou-se por aulas de ginástica, duas vezes por semana, o que acarretou em um grande número de inscritos, e a formação de três turmas com aproximadamente 150 frequentadores, no período da noite.

Hoje o Barracão das Artes conta com aproximadamente 350 frequentadores semanalmente, onde o projeto foca a qualidade em suas atividades, que implica em comprometimento, dedicação, envolvimento e uma proposta clara. Para isso, os agentes culturais precisam ser profissionais qualificados, que sabem o que está em jogo quando se trabalha com a cultura.

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Vídeo: tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz é inaugurada em Porto União

Na tarde dessa sexta-feira, 27, a tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz foi inaugurada em Porto União pelo prefeito Eliseu Mibach e demais autoridades. Uma pequena demonstração foi realizada nos quase 800 metros de cabo que levam até o Parque do Centenário, próximo ao balneário Santa Rosa, em uma velocidade de aproximadamente 54km. Para […]

Celesc e empresas de telefonia retiraram cerca de 70 toneladas de cabos irregulares de postes em 2024

A cooperação entre a Celesc, prefeituras e empresas de telefonia resultou na realização de 135 mutirões de limpeza de postes e na remoção de aproximadamente 70 toneladas de cabos obsoletos ou descartados de forma irregular sobre a rede, ao longo de 2024. As ações ocorreram em cidades como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, São Miguel, […]

Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

Com as temperaturas mais altas no verão, é comum o uso de piscinas nas mais diversas cidades, especialmente no Litoral. O hábito de encher e esvaziar a piscina, principalmente as plásticas, sem tratar a água tem se tornado um dos grandes vilões do desperdício de água. “Uma piscina de 5 mil litros é o suficiente […]