Cruz Machado promove encontro de rotulagem de produtos hortícolas in natura

Escute a rádio

Cruz Machado promove encontro de rotulagem de produtos hortícolas in natura


2 de outubro de 2015

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou a Resolução nº 748/2014, que regulamenta a rotulagem de produtos hortícolas in natura a granel e embalados, que sejam produzidos, distribuídos ou comercializados no Paraná.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cumprimento dessa legislação beneficiará os produtores rurais, cujos nomes estarão associados aos alimentos por eles produzidos, os comerciantes que poderão identificar e qualificar seus fornecedores e a sociedade como um todo, em especial os consumidores, ao respeitar o direito à informação.

A Prefeitura de Cruz Machado realizou nesta quinta-feira, 1º, no auditório da igreja luterana, um encontro sobre orientações da regulamentação e rotulagem de frutas, verduras e legumes. O evento foi organizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O encontro contou com a participação de produtores e comerciantes do município. Eles receberam uma cartilha sobre a nova regulamentação e também receberam orientações de técnicos. A reunião buscou esclarecer dúvidas e dar orientações para a aplicação da rotulagem aos produtos.

Frutas, verduras e legumes embalados e a granel precisam ser rotulados ou etiquetados desde a origem até os pontos de venda para o consumidor. No rótulo ou etiqueta, para todos os alimentos hortícolas in natura devem constar de forma legível informações que identifiquem a origem e o produto, lote, peso líquido e serviço de atendimento ao consumidor. Apenas no caso dos alimentos embalados prontos para o consumo, além dessas informações, devem constar a validade e forma de conservação.

Entre os benefícios que a medida oferece está o maior controle da segurança dos alimentos comercializados; a possibilidade de resolver mais facilmente problemas de saúde pública, pois o lote com produtos contaminados pode ser identificado e retirado de circulação; além de identificar bons produtores, distribuidores e comerciantes, de modo que a marca, o produto e os estabelecimentos passam a ser reconhecidos.

Por meio da resolução será possível identificar o produtor responsável, o que garantirá ao consumidor maior segurança sobre o produto que está adquirindo, escolhendo o de melhor qualidade. A identificação facilitará também a fiscalização quando o produto for de qualidade duvidosa, agilizando a suspensão da distribuição para venda dos produtos que possam prejudicar a saúde do consumidor.

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Deputado Hussein Bakri comemora aprovação de projeto para apoio financeiro a mulheres vítimas de violência

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (25), o projeto de lei que cria o Programa Recomeço e o Auxílio Social Mulher Paranaense. Equivalente a 50% do salário-mínimo nacional (R$ 759 atualmente), o benefício será pago mensalmente por um ano às mulheres em situação de violência doméstica e familiar e que precisam de suporte […]

Governo vai liberar saldo do FGTS a quem optou por saque-aniversário

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos sem justa causa poderão sacar os recursos depositados pela empresa antes da dispensa. Na sexta-feira (28), o governo federal publicará medida provisória liberando os recursos, confirmou o Ministério do Trabalho e Emprego. A medida beneficiará 12,1 milhões de trabalhadores […]

Segunda parcela do IPVA 2025 de veículos com final de placa 9 e 0 vence nesta quarta-feira

Os donos de veículos com finais de placa 9 e 0 têm até esta quarta-feira (26) para fazer o pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagar a segunda cota do imposto ao longo desta […]