Cruz Machado realiza 1º Seminário da Erva-Mate » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado realiza 1º Seminário da Erva-Mate


29 de novembro de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O 1º Seminário da Erva-Mate de Cruz Machado, foi realizado nesta quinta-feira, 28, no salão da comunidade luterana. O evento foi promovido pela Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), Prefeitura de Cruz Machado, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas.

Durante o encontro foram abordados assuntos referentes a produção de mudas, manejo do erval, pragas, doenças e sabores da Erva-Mate e boas práticas no processamento. O 1º Seminário da Erva-Mate faz parte da programação da 3ª Festa da Erva-Mate.

Estiveram presentes no evento o prefeito Antonio Luis Szaykowski, o secretário Municipal da Agricultura, Silmar Kazenoh, o representante da Codacem, Danilo Neuenfeld, Chefe da Emater Regional de União da Vitória, Cleacir Dal’Agnol, Chefe regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Jair Scaramelo de Mello, Secretário da Agricultura de  São João do Triunfo, João Osmar Stori Marchaukowski, o presidente do Sindicato das Indústrias do Mate (Sindimate) de Catanduvas (SC), Anselmo Zanelato.

Participaram do evento mais de 200 pessoas, dos municípios de União da Vitória, Porto União, Bituruna, General Carneiro, Porto Vitória, Paula Freitas, São Mateus do Sul, Irineópolis, Antônio Olinto, Paulo Frontin e São João do Triunfo.

O município de Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de Erva-Mate do Brasil. Cerca de 2,5 mil famílias produzem erva-mate. Além da facilidade de manejo, o preço tem incentivado o investimento na cultura. A cidade tem sete ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto. A maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Uruguai e a Argentina também consomem a erva-mate produzida no Paraná.

Nesta sexta-feira, 29, acontece a abertura oficial da 3° Festa da Erva-Mate. Acompanhe a programação.

 

A programação oficial inicia na sexta-feira, 29, às 20h30, no Salão da Igreja Luterana com a presença de autoridades e cerimônia solene, apresentação da Banda Sinfônica do município de Pinhão, apresentações artísticas e roda de chimarrão. Em seguida, às 23h, no Clube 7 de Setembro, haverá show com Gilmar Brasil e convidados.

 

No sábado, 30, às 23h haverá baile no Clube 7 de Setembro, show com o Grupo Coração Gaúcho.

 

No domingo, 1° de dezembro, às 9h, na igreja luterana haverá culto ecumênico. Às 10h, será realizado o 1º Tratoraço da Erva-Mate, com desfile e benção dos tratores e abertura das exposições e roda de chimarrão. Às 12h haverá o tradicional almoço. Às 14h, início das apresentações de talentos locais e regionais, concurso da maior folha de Erva-Mate e também do maior produtor de Erva-Mate do ano.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Em um mês, casos de coqueluche aumentaram 86% no Paraná e chegam a mil confirmações

O número de casos confirmados de coqueluche subiu 86% nos últimos trinta dias no Paraná, passando de 537 para 1.000. Crianças e adolescentes são os grupos mais afetados pela doença. Se comparado a julho, o aumento foi de 880%, quando o Estado contabilizava 102 casos. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) […]

Vaca dá à luz a quatro bezerros de uma só vez em Papanduva

Uma vaca deu à luz quadrigêmeos: duas novilhas e dois bezerros, na semana passada em uma propriedade rural do município de Papanduva, evento altamente incomum em bovinos, devido às características biológicas da espécie. O normal é que após um período gestacional de 280 a 290 dias, a vaca crie somente um bezerro ou no máximo […]

Operação da Receita Estadual apreende R$ 2,2 milhões em mercadorias com fraudes fiscais

A 5º Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava promoveu nesta semana uma operação externa de fiscalização para verificar a existência de notas fiscais irregulares em cargas transportadas e combater ações de sonegação fiscal que prejudiquem a concorrência leal e resultem na evasão de ICMS. De acordo com balanço parcial, a equipe de fiscalização verificou […]