Cruz Machado registra três casos de picada de Jararaca » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado registra três casos de picada de Jararaca


13 de dezembro de 2019

Foto: Divulgação

Equipes da 6° Regional de Saúde de União da Vitória, que atuam em toda região Sul do Paraná, estão em estado de alerta. Em Cruz Machado, houve três casos de picada de Jararaca e é importante que os moradores das regiões próximas fiquem atentos.

O Chefe da 6ª Regional de Saúde, Henrique Cezar Guzzoni, cedeu uma entrevista a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia, destacando os cuidados que devem ser tomados quanto aos ataques de jararaca, especialmente os agricultores, acompanhe:

 

Dicas:

Ao sair para trabalhar em regiões de bastante vegetação, é recomendado o uso de botas de cano longo, calça e se possível, uma roupa própria de proteção, assim como o uso de luvas, caso tenha que manipular montes de lixo, lenha, palhas e etc. Também não é recomendado colocar as mãos em buracos, pois 15% das picadas acontecem nas mãos e antebraços. O certo, é justamente fechar qualquer buraco que não tenha utilidade, principalmente perto das residências.

Caso seja picado, vá até a Unidade de Pronto Atendimento mais próximo, pois haverá profissionais preparados para lhe atender. Não coloque folhas, pó de café ou qualquer outro condimento, pois isso poderá piorar o seu estado.

A Jararaca:

Suas características variam, especialmente quanto a coloração, padrões de escamas e ações dos venenos, mas geralmente possuem escamas marrons com manchas triangulares escuras, faixas horizontais pretas atrás do olhos, dorso pálido, língua negra e a íris em um tom de dourado esverdeado com reticulações mais escuras. Também podem atingir até 1, 6 metros de comprimento. Essas serpentes com hábitos noturnos, gostam de cerrados, florestas e ambientes úmidos, como beira de rios e córregos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Saúde confirma dois óbitos e 1.785 novos casos de dengue no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, divulgou nesta terça-feira (25) o informe semanal da dengue. O boletim registra 1.785 novos casos da doença e dois óbitos no Paraná. Desde o início do novo ano epidemiológico de 2025, o Estado já contabiliza 36.804 notificações, 7.108 casos confirmados e quatro mortes em […]

Epagri apresenta os resultados do agronegócio catarinense em 2024

A Epagri apresenta nesta quarta-feira, 26, os resultados do desempenho da agropecuária e do agronegócio do Estado nos anos de 2023 e 2024. A apresentação será em evento online às 11h, com transmissão pelo Canal de Capacitações da Epagri no YouTube, por este link. O estudo, realizado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), analisa […]

Polícia Militar de Santa Catarina investe em drones de última geração para fiscalização ambiental

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), deu um importante passo para modernizar as operações de fiscalização e monitoramento ambiental. Com um investimento total de R$ 617 mil, a corporação adquiriu 19 unidades do drone DJI Mavic 3 Enterprise Thermal, um equipamento de alta tecnologia que […]