Rádio Colmeia

Cruz Machado registra três casos de picada de Jararaca

dezembro 13
12:46 2019

Foto: Divulgação

Equipes da 6° Regional de Saúde de União da Vitória, que atuam em toda região Sul do Paraná, estão em estado de alerta. Em Cruz Machado, houve três casos de picada de Jararaca e é importante que os moradores das regiões próximas fiquem atentos.

O Chefe da 6ª Regional de Saúde, Henrique Cezar Guzzoni, cedeu uma entrevista a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia, destacando os cuidados que devem ser tomados quanto aos ataques de jararaca, especialmente os agricultores, acompanhe:

 

Dicas:

Ao sair para trabalhar em regiões de bastante vegetação, é recomendado o uso de botas de cano longo, calça e se possível, uma roupa própria de proteção, assim como o uso de luvas, caso tenha que manipular montes de lixo, lenha, palhas e etc. Também não é recomendado colocar as mãos em buracos, pois 15% das picadas acontecem nas mãos e antebraços. O certo, é justamente fechar qualquer buraco que não tenha utilidade, principalmente perto das residências.

Caso seja picado, vá até a Unidade de Pronto Atendimento mais próximo, pois haverá profissionais preparados para lhe atender. Não coloque folhas, pó de café ou qualquer outro condimento, pois isso poderá piorar o seu estado.

A Jararaca:

Suas características variam, especialmente quanto a coloração, padrões de escamas e ações dos venenos, mas geralmente possuem escamas marrons com manchas triangulares escuras, faixas horizontais pretas atrás do olhos, dorso pálido, língua negra e a íris em um tom de dourado esverdeado com reticulações mais escuras. Também podem atingir até 1, 6 metros de comprimento. Essas serpentes com hábitos noturnos, gostam de cerrados, florestas e ambientes úmidos, como beira de rios e córregos.

Artigos Relacionados

4 Comentários

  1. Paulo Tavares da Guia
    Paulo Tavares da Guia dezembro 14, 07:43

    Interessante é o sinismo das “autoridades”, afirmam possuirem atendimento em Postos, no entanto, não há um só registro de alguém picado por serpentes e outros animais peçonhentos que tenha sido devidamente recebido e tratado. O que há verdadeiramente é o peculiar “joga pra lá – joga pra cá”, e depois uma entrevista de um desses criminosos dando uma explicação técnica com algumas palavras difíceis, e uma população bestificada dando razão aos assassinos do poder legal. Bando de sacanas corruptos; todo mundo ganha no Brasil, apenas os “brazucas” se ferram.

    Reply to this comment
  2. Jovan
    Jovan dezembro 14, 19:26

    Como faço pra manda uma foto de uma cobra que não conheço todo ano eu mato 5 quero saber que cobra é esse só sei que ela é braba

    Reply to this comment
    • marciel
      marciel Author dezembro 16, 07:50

      Bom dia Jovan. Você pode ir na sua cidade na Secretaria Municipal de Agricultura, que ele vão te passar todas as informações ou se preferir pode conversar com a equipe da Polícia Militar Ambiental. Se você reside no Estado do Paraná, pode também no Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

      Reply to this comment
  3. Jaqueline
    Jaqueline dezembro 14, 20:31

    E quando elas aparessem muito dentro de casa oque fazemos ?Moro em Fazenda mais é bem cuidado o quintal e a casa mais assim mesmo jaencontramos 7 jararacas dentro da minha Casa

    Reply to this comment

Escrever comentário

Calendário

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Últimos Cometários

Boa tarde tenho experiência como ajudante de marcenaria por vários anos e pintura de móveis...

No Rio Tietê no município de Barbosa estamos sentindo na pele isso , com inúmeras...

Pena muito branda se fosse mais severa diminuiria!...

Colméia no Facebook