Rádio Colmeia

Cruz Machado registra três casos de picada de Jararaca

dezembro 13
12:46 2019

Foto: Divulgação

Equipes da 6° Regional de Saúde de União da Vitória, que atuam em toda região Sul do Paraná, estão em estado de alerta. Em Cruz Machado, houve três casos de picada de Jararaca e é importante que os moradores das regiões próximas fiquem atentos.

O Chefe da 6ª Regional de Saúde, Henrique Cezar Guzzoni, cedeu uma entrevista a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia, destacando os cuidados que devem ser tomados quanto aos ataques de jararaca, especialmente os agricultores, acompanhe:

 

Dicas:

Ao sair para trabalhar em regiões de bastante vegetação, é recomendado o uso de botas de cano longo, calça e se possível, uma roupa própria de proteção, assim como o uso de luvas, caso tenha que manipular montes de lixo, lenha, palhas e etc. Também não é recomendado colocar as mãos em buracos, pois 15% das picadas acontecem nas mãos e antebraços. O certo, é justamente fechar qualquer buraco que não tenha utilidade, principalmente perto das residências.

Caso seja picado, vá até a Unidade de Pronto Atendimento mais próximo, pois haverá profissionais preparados para lhe atender. Não coloque folhas, pó de café ou qualquer outro condimento, pois isso poderá piorar o seu estado.

A Jararaca:

Suas características variam, especialmente quanto a coloração, padrões de escamas e ações dos venenos, mas geralmente possuem escamas marrons com manchas triangulares escuras, faixas horizontais pretas atrás do olhos, dorso pálido, língua negra e a íris em um tom de dourado esverdeado com reticulações mais escuras. Também podem atingir até 1, 6 metros de comprimento. Essas serpentes com hábitos noturnos, gostam de cerrados, florestas e ambientes úmidos, como beira de rios e córregos.

Artigos Relacionados

4 Comentários

  1. Paulo Tavares da Guia
    Paulo Tavares da Guia dezembro 14, 07:43

    Interessante é o sinismo das “autoridades”, afirmam possuirem atendimento em Postos, no entanto, não há um só registro de alguém picado por serpentes e outros animais peçonhentos que tenha sido devidamente recebido e tratado. O que há verdadeiramente é o peculiar “joga pra lá – joga pra cá”, e depois uma entrevista de um desses criminosos dando uma explicação técnica com algumas palavras difíceis, e uma população bestificada dando razão aos assassinos do poder legal. Bando de sacanas corruptos; todo mundo ganha no Brasil, apenas os “brazucas” se ferram.

    Reply to this comment
  2. Jovan
    Jovan dezembro 14, 19:26

    Como faço pra manda uma foto de uma cobra que não conheço todo ano eu mato 5 quero saber que cobra é esse só sei que ela é braba

    Reply to this comment
    • marciel
      marciel Author dezembro 16, 07:50

      Bom dia Jovan. Você pode ir na sua cidade na Secretaria Municipal de Agricultura, que ele vão te passar todas as informações ou se preferir pode conversar com a equipe da Polícia Militar Ambiental. Se você reside no Estado do Paraná, pode também no Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

      Reply to this comment
  3. Jaqueline
    Jaqueline dezembro 14, 20:31

    E quando elas aparessem muito dentro de casa oque fazemos ?Moro em Fazenda mais é bem cuidado o quintal e a casa mais assim mesmo jaencontramos 7 jararacas dentro da minha Casa

    Reply to this comment

Escrever comentário

Calendário

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Últimos Cometários

Olá bom dia gostaria de trabalhar com vcs porto união precisa de uma empresa grande...

Tem q prender sugeito q não cumpre leis.....e sério o problema ..não dá pra brincar...

Compreende-se a dificuldade, mas deve-se ter planos para situações futuras semelhantes. Após uma semana sem...

Colméia no Facebook