Cultura: A Literatura Polonesa da Idade Média até o século XVIII » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cultura: A Literatura Polonesa da Idade Média até o século XVIII


20 de setembro de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O espaço da Secretaria Municipal de Cultura de Porto União, que está localizado no segunda andar da Rodoviária, abriu as portas na noite de quarta-feira, 18 de setembro, para mais um ato de valorização e descoberta da história da cultura Polonesa.

O tema tratado foi a palestra da professora Ludmila Pawlowski, que fez uma ampla apresentação do tema; “A Literatura Polonesa desde a Idade Média até o início do século XVIII”. A palestra teve início às 19h30 e contou com um público que está tendo a oportunidade de conhecer melhor a cultura polonesa, ter as devidas explicações da história e ter também, um breve roteiro de turismo, se por ventura marcar uma visita na Polônia.

No primeiro momento a palestrante Ludmila Pawlowski mostrou dois pequenos filmes sobre a cultura polonesa, e em seguida, o filme história, para enfatizar o tema da palestra.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Um dos temas de abertura dos textos da época e história contadas, foi sobre os dragões. Como já tem relatos na história na França e na Polônia, o dragão faz parte do enredo. Segundo textos, o dragão devorava crianças e mulheres virgens e por muitas vezes soldados tentaram matar o dragão, mas não tiveram êxito. Certo dia, um sapateiro se ofereceu para matar o dragão ao rei e muitos riram, pois se muitos soldados não tiveram êxito, no máximo, um sapateiro também morreria.

O sapateiro usou métodos diferentes. Colocou na entrada de uma caverna, onde ficava o dragão, pelagem de carneiro. O animal saiu e engoliu a armadilha do sapateiro, nisso, o dragão morreu envenenado. O sapateiro foi aclamado e se casou com a filha do rei.

Outro tema foi uma frase escrita que marcou o período das grandes batalhas:

“Nasze dziady swoje ziemie o piers morza opierali, nasze ojce

smoje premie wrogom pod miecz oddawali. Nasze dziady

smoje miecze obmywall w oceanach, a my ojców swoich winy

obmywamy w swoich ranach”.

Tal letra foi gravada em formato de música, acompanhe:

 

 

A professora Ludmila em entrevista à Rádio Colmeia, falou sobre sua palestra, acompanhe:

 

 

Outro assunto que a professora Ludmila Pawlowski falou, foi a participação do grupo de jovens da cultura Polonesa das duas cidades em um congresso em Curitiba, sobre a possibilidade de mostrar as etnias em várias partes do mundo. Lembrando que na semana passada, muitas pessoas receberam no seu WhatsApp um vídeo com a reportagem da TV Polonesa mostrando a cultura na Argentina, e em seguida, os atos culturais em Porto União da Vitória. Ludmila fala sobre tal reportagem mostrada na TV Polonesa:

 

 

Acompanhe o vídeo da TV Polonesa:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]

Projeto de lei de “contenção de enchentes” passa a ser lei no Paraná

Agora é lei. Novos empreendimentos públicos e privados com áreas impermeabilizadas superiores a 500 m² deverão instalar sistemas de captação e retenção de água. O autor da iniciativa, deputado Arilson Chiorato (PT), afirma que o principal objetivo é evitar enchentes. A matéria, que tem co-autoria do deputado Goura (PDT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa no […]