Curso de Corte e Costura do Sesc realiza desfile de encerramento do ano de 2024 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Curso de Corte e Costura do Sesc realiza desfile de encerramento do ano de 2024


28 de novembro de 2024

Aconteceu na noite desta terça-feira, 26, no Sesc de União da Vitória, um grande evento do curso de Corte e Costura. Como todos os anos, para encerrar as atividades do curso, é realizado um desfile com roupas confeccionadas pelos próprios alunos.

Neste ano de 2024, o tema escolhido foi Brasilidades, e a escolha feita pela professora Mariza, que conduz o curso, foi Moda Chita, onde durante o desfile o púbico pode acompanhar lindo trabalhos realizados em sala de aula. Além de roupas completas, vestidos, camisetas, calças, também foram realizadas customizações de roupas que seriam descartadas e foram repaginadas. 

Ao todo são oito turmas de corte e costura, comportando 10 alunos em cada turma. As aulas são bem dinâmicas e muito animadas em todos os dias. O evento desta terça feira contou com coquetel e apresentação musical.

A moda de chita é um estilo de vestir que utiliza o tecido de chita, um tecido popular brasileiro com estampas florais e cores vibrantes:

  • A chita é um tecido de algodão barato e com uma textura áspera.
  • As estampas mais comuns são florais, com motivos de galhos, folhagens, arabescos e desenhos geométricos.
  • A chita é um símbolo da identidade brasileira e pode ser encontrada em fuxicos de vovó, mas também em passarelas famosas.

A chita é versátil e pode ser aplicada tanto na moda quanto na decoração de interiores e artesanato.

A chita foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que a trouxeram da Índia durante os intercâmbios comerciais. No Brasil, o tecido foi estampado com carimbos em instituições chamadas de “chitarias”.

Corte e Costura Sesc-PR

O curso desenvolve no aluno habilidades de Corte e Costura e Artesanato, bem como abrange o correto manejo nas máquinas, produzir e reproduzir roupas e acessórios, acabamentos, reparos de roupas, modelagem, entre outros, de modo que é possível empregar estilo e criatividade em suas criações e a capacidade de exercer uma atividade de complementação de renda. Desta forma, o curso proporciona de forma fácil e prática diversas habilidades, a saber:

  • Desenvolvimento das habilidades manuais
  • Aperfeiçoamento da técnica com os fundamentos da costura e da moda
  • Reformas e ajustes
  • Customização de peças
  • Manuseio das máquinas de costura
  • Interpretação e criação de moldes
  • Aplicação de tecidos
  • Artesanato

O espaço conta com máquinas de costuras domésticas e industriais, com orientação e acompanhamento de profissional capacitado.

Periodicidade dos encontros: Mensal, Turmas 1x por Semana.

Faixa etária: A partir de 13 anos, sem máxima idade limite.

Observação: Não há necessidade de conhecimento prévio em costura para participação nas aulas. Então venha aprender e desenvolver sua criatividade e inovação no SescPR!

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Criciúma oficializa contratação da lateral-direita Miriam Werle natural de Porto União

A atleta natural de Porto União, Miriam Thais Werle oficializou sua contratação como lateral-direita no Criciúma. A jogadora de 28 anos chega ao Tigre após passagem pelo Avaí Kindermann e acumula experiência em clubes como Leoas da Serra, Napoli-SC, Bahia e Botafogo. Segundo ela, o convite surgiu pela treinadora das Meninas Carvoerias, Bina Cassol, com […]

Prefeita de São Mateus do Sul inaugura Centro Municipal de Educação Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, em uma cerimônia marcada pela emoção e pela presença maciça de pais, alunos e autoridades locais. O evento celebrou a entrega das novas instalações da unidade, fruto de um investimento de R$ 2.517.344,11, proporcionando mais conforto e segurança […]

Ciclista é atropelado na Avenida dos Ferroviários, em Porto União

Na manhã deste sábado, um ciclista foi atingido por um Ford Ka vermelho com placas padrão Mercosul na Avenida dos Ferroviários, em frente às quadras poliesportivas. De acordo com testemunhas, a vítima estava consciente e orientada, queixando-se apenas de dores nas costas.