De janeiro a outubro de 2020 Santa Catarina registrou 45 feminicídios em todo o Estado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

De janeiro a outubro de 2020 Santa Catarina registrou 45 feminicídios em todo o Estado


28 de outubro de 2020

Divulgação

A Polícia Civil estudou cada caso dos 45 feminicídios ocorridos de janeiro a outubro de 2020 em Santa Catarina, com dados sobre vítima e autor. A análise foi feita pela Coordenadoria das Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) em Santa Catarina com base nas informações extraídas pela Diretoria de Inteligência e Informação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O levantamento mostra que apenas 13,3% das mulheres registraram Boletim de Ocorrência (BO) noticiando anteriormente violência doméstica contra o autor do crime.

Na avaliação da Coordenadora das DPCAMIs, Delegada de Polícia Patrícia Zimermann D´Ávila, este índice deve ser levado em conta porque é somente através da comunicação às autoridades que a Polícia Civil consegue atuar na investigação e na repressão, evitando que essas mortes aconteçam e oferecendo novas possibilidades de desfecho para esse ciclo.

Outra conclusão importante do levantamento sobre os 45 casos de feminicídios é que 26,6% dos autores de feminicídio cometeram suicídio imediatamente ou alguns dias após o cometimento do crime.

Para a Coordenadora, isso demonstra que se trata de um problema também a ser enfrentado através de ações de prevenção, além da importante repressão a que a Polícia Civil tem se dedicado. “Um alerta é que as mulheres em situação de violência entendam sobre como reconhecer sinais de agressividade e busquem ajuda no momento certo”, enfatiza a Delegada.

Divulgação

A relação da vítima com autor

O estudo também traz qual era a relação da vítima com autor e mostra que 80% delas mantinham uma relação amorosa com o autor e 26,6% tinham filhos com ele. A idade mostra que essas mulheres eram jovens, 44,4% eram menores de 35 anos.

Medidas de prevenção

O estudo vem como uma medida de prevenção e alerta à sociedade catarinense. A Polícia Civil está fortalecendo as suas ações internas para o combate aos feminicídios com o planejamento de medidas como o cumprimento de mandados de prisões e requerimentos de medidas protetivas e também em projetos com outras instituições e órgãos do Estado e pelo País. Também estão sendo feitas capacitações com grupos de mulheres (como as do campo) e reuniões com os Delegados de Polícia das DPCAMIs.

“Gostaria de chamar a atenção de você mulher que reflita sobre a situação da sua convivência com o seu parceiro íntimo. Se essa relação é conflituosa, abusiva, agressiva, peça ajuda”, conclama a Delegada.

Divulgação

Grupos de homens

Em outra frente, a Polícia Civil também tem investido nas ações de prevenção à violência com os grupos de homens.

Confira o depoimento da Coordenadora das DPCAMIs, Delegada de Polícia Patrícia Zimermann D´Ávila. 

DENUNCIE

Violência contra à mulher

181

WhatsApp (48) 98844-0011

https://delegaciavirtual.sc.gov.br/

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]