Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos em municípios do Norte de Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos em municípios do Norte de Santa Catarina


14 de junho de 2023

Ilustrativa

A chuva persistente no decorrer desta quarta-feira, 14, deixa algumas regiões catarinenses em alerta. A sequência de dias chuvosos traz risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos em algumas cidades.

No Litoral Norte, a atenção para deslizamentos visa o município de Schroeder, que registrou 48.4 mm de chuvas nas últimas 24 horas. A recomendação da Defesa Civil é de atenção à inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximas à sua residência, como aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

Nas últimas 3 horas, os volumes mais significativos foram registrados no Litoral Norte, com acumulados de 11 mm em São Francisco do Sul, 7 mm em Garuva e 5 mm em Joinville.

A sensação térmica é de bastante frio, com temperaturas abaixo de 15ºC na tarde em praticamente todas as regiões. No momento, as temperaturas variam entre 7 e 11ºC na Serra catarinense, entre 13 e 16ºC na faixa litorânea e entre 10 e 14ºC nas demais áreas.

O vento sopra de direções variadas com intensidade fraca a moderada, com rajadas entre 40 e 50 km/h em pontos do Litoral Norte e Serra.

Nas demais regiões, a chuva deve se manter com fraca intensidade, especialmente na metade leste. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva persistente.

ATENÇÃO 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou do Corpo de Bombeiros, no 193.

Quinta-feira

A quinta-feira (15) já começa com chuva em todas as regiões, que podem vir acompanhadas por trovoadas e com chance de granizo. No decorrer da tarde, a chuva mais intensa se concentra entre o centro e o litoral do estado, devido a atuação de um ciclone extratropical na costa catarinense, que também intensifica o vento, sobretudo nas regiões litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. O vento sopra de direção sul, com maior intensidade nas áreas costeiras, trazendo risco moderado associado ao vento e a agitação marítima. Há também possibilidade de congelamento de pista e chuva congelada e congelante na serra catarinense na noite e madrugada.

Sexta-feira

A sexta-feira (16) ainda começa o dia com chuva moderada a forte entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, mantendo o risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas áreas. A presença do ciclone também provoca mar muito agitado na região do Litoral Sul, também trazendo risco alto para atividades de navegação e pesca. Nas demais regiões do estado o tempo nublado predomina, com chuvas rápidas e isoladas. No decorrer do dia, a chuva enfraquece nas áreas litorâneas a medida que o ciclone se afasta para alto mar. A sensação ainda é de frio, com temperaturas abaixo de 20°C em todas as regiões.

Tendência para os próximos dias

Entre sábado (17) e domingo (18) predomina o tempo firme, com nebulosidade intercalando com períodos de céu aberto. As temperaturas sobem nas áreas litorâneas, se comparadas aos dias anteriores, e se aproximam de 20°C nas tardes. Nas madrugadas o frio continua, com mínimas negativas na Serra, entre 12 e 15°C no Litoral e entre 7°C e 10°C nas demais regiões.

Fonte: Secom SC

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]