Deputada Geovania de Sá quer que gestantes aprendam manobras de emergência na gravidez » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Deputada Geovania de Sá quer que gestantes aprendam manobras de emergência na gravidez


10 de novembro de 2021

Divulgação

Constantemente são conhecidas situações em que crianças, principalmente, recém-nascidas se engasgam com comida, objetos ou até mesmo sua saliva. Essas situações, embora não tão noticiadas, ocorrem com muita frequência no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, todos os anos morrem mais de 700 crianças de até 14 anos em consequência deste tipo de acidente, sendo a primeira causa de morte de crianças de até um ano de idade.

Buscando diminuir estes números e salvar vidas, a deputada federal Geovania de Sá protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 3729/2021, que altera a Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente para prever o dever de orientar a gestante sobre manobras de emergência em caso de obstrução de vias aéreas superiores por alimentos.

“Cuidados simples podem evitar este tipo de acidente, mas nós temos que preparar as mães para que, caso ocorra uma emergência, ela mesmo tenha capacidade de salvar seu filho. Ela é a pessoa que costuma estar mais perto da criança, e neste caso, cada segundo importa. O tempo de ir ou vir a emergência pode ser fatal, então quanto mais rápido for prestado o socorro, mais chance a criança ou bebê terá de sobreviver”, justifica Geovania.

O parágrafo 7º do artigo 8º da Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê que a gestante deve receber orientações sobre aleitamento materno, alimentação complementar saudável, crescimento e desenvolvimento infantil, formas de favorecer a criação de vínculos afetivos e de estimular o desenvolvimento integral da criança. Junto ao parágrafo, a deputada Geovania de Sá quer adicionar o dever de orientar sobre as manobras de emergência.

“Nada mais lógico do que também ensinar o que fazer quando a criança engasgar e aspirar o alimento. A manobra de Heimlich é fácil de ser executada e pode salvar vidas, e não apenas de crianças, mas também de adultos e idosos, se um dia for necessário”, comenta a deputada. O atendimento pré-natal é realizado por profissionais da atenção primária à saúde. Os mesmos seriam os responsáveis pelas orientações às gestantes.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich ou compressões subdiafragmáticas foi descrita pelo médico cirurgião torácico estadunidense Henry Heimlich, em 1974. É uma técnica utilizada em caso de obstrução total das vias respiratórias por algum corpo estranho, seja alimentos ou objetos. O objetivo é basicamente pressionar o diafragma da pessoa engasgada para induzir a tosse e desobstruir as vias aéreas.

“É uma técnica muito utilizada em treinamentos de primeiros socorros e facilmente aplicada. Qualquer pessoa pode fazer em uma situação de emergência, desde que siga corretamente as orientações. Por isso, é muito importante que a gestante aprenda o que fazer ou não fazer, caso passe por uma situação de engasgamento do filho”, completa Geovania.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Morador de União da Vitória é vítima de estelionatários e tem quase R$ 15 mil retirados de conta no banco

Compareceu na sede do 27º Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória nessa sexta-feira, 24, por volta das 14h55, um morador da área central, relatando que foi vítima de um golpe com cartões do banco. Disse que recebeu a ligação de uma pessoa que se identificou como funcionário do Banco do Brasil, onde tem […]

Avança licitação de obra para solucionar queda de rochas em União da Vitória

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta quinta-feira (23) a sessão de abertura dos envelopes com documentos de habilitação da obra de estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória. O local é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente […]

Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês. É o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, […]