No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado hoje, 1º, a Secretaria de Saúde de União da Vitória, enfatiza a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV. O vírus causador da Aids não tem cura, mas pode ser evitado com o uso de preservativos. No caso de pessoas já infectadas, o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento eficaz.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. Para isso existem os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 15 minutos. A enfermeira a Paula Krzyzanowski, diretora da 6ª Regional de Saúde reforça que União da Vitória tem um atendimento especializado, com estrutura e equipe capacitada para abordagem das pessoas que tem a necessidade ou interesse em fazer os testes rápidos.
“Nós temos também uma rede de serviços que inclui todas as unidades de saúde, que inclui o Consórcio Intermunicipal do Vale do Iguaçu (Cisvale), que faz o atendimento especializado desses pacientes. Então o que a gente pode falar desse dia, em especial, é a conscientização de que a Aids é sim uma doença muito grave, muito importante entre nós, e que nós não podemos deixar passar em branco”, frisa Paula.
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. A transmissão acontece pelo sexo vaginal sem camisinha, sexo anal sem camisinha, sexo oral sem camisinha, uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação e por meio de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.