Dia 12 de maio é comemorado o Dia Mundial da Enfermagem e do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento de feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia em 1853. O dia 12 é devido a sua data de nascimento em 1820.
No Brasil, comemora-se também a semana da enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a Florence Nightingale e a enfermeira brasileira pioneira, Ana Néri, que foi a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Com o atual momento de pandemia em que nos encontramos, o trabalho dos profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, nunca foi tão necessária. São eles que na linha de frente dão o seu melhor, em exaustivas horas de trabalho e plantões, deixando por um momento os cuidados da própria família em segundo plano, tudo isso para poder ajudar o próximo.
Os secretários de saúde das cidades da região, deixaram suas mensagens aos enfermeiros e enfermeiras pela passagem deste dia. Josmar Guisz, secretário de Saúde de Bituruna parabenizou com enorme satisfação os profissionais. “Quero desejar felicidades ao nosso pessoal, sucesso, agradecer imensamente todos os enfermeiros a essa classe que aceitou esse desafio tão importante que é cuidar do próximo”, destaca.
Diego Train, secretário de Saúde de Cruz Machado, agradeceu ao trabalho e desempenho dos profissionais da área. “Nesse momento difícil que atravessamos, eles são a nossa linha de frente em tempos difíceis e, estão sempre lá se dedicando e se esforçando para salvar vidas”, disse. “É maravilhoso compartilhar deste mundo com vocês”, concluiu.