Equipe do Ambulatório de Tabagismo realizou testes de capacidade pulmonar, nessa quarta-feira, 31, data Mundial do sem Tabaco. A ação ocorreu no terminal Rodoviário da cidade de Bituruna.
Foi comemorado nesta quarta-feira, 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco. Em Bituruna, membros da equipe do Ambulatório de Tabagismo realizaram uma abordagem aos fumantes que passaram pelo terminal rodoviário durante a tarde.
Foi distribuído um material informativo, feito teste de capacidade pulmonar, e dado orientações aos tabagistas sobre como funciona o ambulatório. Bituruna conta com atividades do ambulatório nas cinco unidades de saúde e as ações são realizadas pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
A equipe é formada por um médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e o coordenador de saúde mental. Nos grupos, é feito a abordagem cognitiva do tabagista em quatro sessões, mostrando os prejuízos da nicotina presente tanto em cigarros de papel quanto em cigarros feitos com fumo e palha.
E por fim, são repassadas tarefas semanais para ajudar o fumante a abandonar o vício, além de prescrição de remédios para ansiedade .
“Os tabagistas que desejam ajuda para parar de fumar, podem ir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se informar sobre os dias e horário das reuniões”, explica o coordenador Tadeu Antônio Grabovski.
Na abordagem aos fumantes, foi feito o teste de capacidade pulmonar, mostrando o quanto ela reduz devido ao uso do cigarro. “Infelizmente o número de fumantes é alto em Bituruna e temos até casos de pessoas que utilizam cilindro de oxigênio para respirar. Quanto antes o tabagista abandonar o vício, mais cedo ele pode voltar a ter a capacidade pulmonar de alguém que nunca fumou”, concluiu.