25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Rádio. O veículo que através de suas ondas consegue chegar a lugares distantes trazendo informação, diversão e fazendo companhia as pessoas. A comemoração foi escolhida no dia de nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai da Rádio Brasileira”. Ele fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira do país, enxergando o veículo como uma ferramenta para melhorar a Educação.
A primeira transmissão foi realizada em 7 de setembro de 1922 comemorando o centenário da Independência do Brasil. Roquete, que era formado em medicina, convenceu a Academia Brasileira de Ciências a comprar equipamentos necessários para fundar a rádio no Rio de Janeiro.
Até o final dos anos 1920, o veículo foi um meio de comunicação experimental no país e, em 1932, um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, autorizou as emissoras a terem 10% de sua programação dedicadas a publicidade. Assim foi dado início a era do rádio comercial.
A estação foi instalada no Rio de Janeiro para a veiculação de músicas e discurso do presidente Epitácio Pessoa, transmitida para 80 receptores espalhados pela então capital do País. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert), mais de 9 mil emissoras operam em todo o território brasileiro com uma cobertura de 83,8% dos domicílios.