Dicas da Polícia Militar para manter sua casa segura

Escute a rádio

Dicas da Polícia Militar para manter sua casa segura


6 de janeiro de 2016

A equipe da Policia Militar de União da Vitória, pensando na tranquilidade e segurança de todos os cidadãos da região durante este período de férias, deixa algumas orientações preventivas para proteger a sua residência.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Lembrando, que a Policia Militar da 2ª Companhia Independente, trabalha ostensivamente com o policiamento no Módulo móvel, que funciona igualmente como um Posto Policial e tem o objetivo de se aproximar da comunidade e levar ainda mais segurança. O Módulo disponibiliza policiais para o atendimento no micro – ônibus e motos, intensificando os patrulhamentos.

Porém, o Capitão Marco Antonio da Silva, no livro de sua autoria, “Prevenindo Crimes e Acidentes”, afirma que; “Num País onde as desigualdades sociais são alarmantes, as taxas de desemprego assustam (…), os cidadãos não podem apenas esperar que a Polícia Militar esteja presente em cada esquina, em cada porta. Isso por sinal, é algo impossível de acontecer. A PM deve sim, estar presente potencialmente nos bairros, ou seja, estar presente quando for solicitada, chegando com rapidez e atuando de maneira correta e eficiente. Já as pessoas, podem tomar certas providências que colaborem com a queda no índice de crimes e acidentes na região onde moram. São atitudes que não requerem praticamente nenhum esforço demasiado dos moradores e são extremamente úteis”.

Diante disso, a equipe disponibiliza algumas dicas de segurança para serem tomadas antes de viajar.

– Peça para pessoas de sua confiança recolher suas correspondências, ou suspenda temporariamente a entrega de jornais e revistas que sua família assina.

– Não divulgue a todos que irá viajar, principalmente se tratando das redes sociais, procure avisar apenas os vizinhos de sua confiança, comunique a data de saída e retorno e peça para que eles prestem atenção na movimentação em frente e próxima a residência. Caso perceba a movimentação de pessoas desconhecidas ou veículo suspeitos, acione a equipe da polícia militar para averiguação.

– Tranque seu portão com correntes. Utilize corrente grossa e cadeado resistente, porém, deixe a corrente frouxa, para dificultar o efeito alavanca provocado pelo famoso pé de cabra.

-Não guarde joias, dinheiro e documentos importantes em casa, opte por cofres no banco. Evite também, deixar expostos sobre mesas ou móveis, aparelhos eletrônicos como: câmeras fotográficas, celulares, notebooks, tablets, entre outros. Escolha um local apropriado e discreto para guardá-los.

– Não se esqueça de fechar bem as portas e janelas, e também de retirar todos os plugues de aparelhos elétricos das tomadas. Desligue a campainha para não acusar sua ausência, feche o gás e o registro de água.
– Programe seu telefone fixo para o modo “siga-me”, assim, qualquer ligação para sua residência será transferida automaticamente para o número telefônico que você indicar.

– Instale sensores de presença para acionar as luzes ao redor de sua casa, ou timers, o equipamento possui baixo custo e existem modelos bem práticos a serem colocados no próprio bocal da lâmpada. É mais eficiente do que deixar uma lâmpada acesa, o que acaba expondo durante o dia que não há ninguém em casa.

– Alarme residencial também é uma boa opção. Existem as que além de disparar sirenes ao identificar uma invasão, enviam um sinal a empresa de segurança, a qual acionará a polícia.

– Câmeras de segurança sempre provocam efeito inibitório e desestimulam a ação de bandidos. As imagens devem ser gravadas digitalmente. Se ligadas à internet, poderão ser monitoradas à distância pelos familiares.

Antes do Lazer, pense na prevenção, conte sempre com a Polícia Militar e Boa Viagem!

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Vídeo: tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz é inaugurada em Porto União

Na tarde dessa sexta-feira, 27, a tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz foi inaugurada em Porto União pelo prefeito Eliseu Mibach e demais autoridades. Uma pequena demonstração foi realizada nos quase 800 metros de cabo que levam até o Parque do Centenário, próximo ao balneário Santa Rosa, em uma velocidade de aproximadamente 54km. Para […]

Celesc e empresas de telefonia retiraram cerca de 70 toneladas de cabos irregulares de postes em 2024

A cooperação entre a Celesc, prefeituras e empresas de telefonia resultou na realização de 135 mutirões de limpeza de postes e na remoção de aproximadamente 70 toneladas de cabos obsoletos ou descartados de forma irregular sobre a rede, ao longo de 2024. As ações ocorreram em cidades como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, São Miguel, […]

Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

Com as temperaturas mais altas no verão, é comum o uso de piscinas nas mais diversas cidades, especialmente no Litoral. O hábito de encher e esvaziar a piscina, principalmente as plásticas, sem tratar a água tem se tornado um dos grandes vilões do desperdício de água. “Uma piscina de 5 mil litros é o suficiente […]