A Prefeitura de União da Vitória por meio da Secretaria de Agricultura, está contribuindo com as instituições financeiras e divulgando as linhas de créditos para os produtores que estão disponíveis no mercado. “Como estamos em contato com os agricultores diariamente, aproveitamos para informá-los e orientá-los sobre o que há de novo”, explica o secretário de Agricultura, Nei Kukla.
A nova linha de crédito disponível é para reforma e construção de habitação rural. O financiamento faz parte do “Plano Safra” dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) Mais Alimentos. O empréstimo no valor de até R$ 50 mil é destinado aos produtores que possuem declaração de aptidão ao PRONAF (DAP). O prazo de pagamento é de até 10 anos com juros de 4,6% ao ano.
Além de apresentar a DAP, o produtor também deve ser proprietário do imóvel. “Não houve liberação de recursos para arrendatários, usufrutuários e posseiros”, explica o gerente geral da agência do Banco do Brasil em União da Vitória, Marcelo Pastore. Os interessados devem apresentar um projeto da obra elaborado por profissional técnico credenciado às instituições financeiras que farão os empréstimos. “São as mesmas assistências técnicas que fazem o trabalho para financiamento de máquina ou custeio”, destaca Pastore.
Para a Secretaria de Agricultura, é uma ótima opção para melhoria da infraestrutura no campo. “Essa é uma linha para habitação, que permite que os agricultores façam a reforma ou construção de suas casas. Isso contribui para que os jovens agricultores permaneçam no campo evitando assim o êxodo rural”, afirma Nei Kukla. Os recursos são disponibilizados pelo governo federal e a realização dos empréstimos são feitas por diversas instituições financeiras.