Dona Adalgiza de Lara é a primeira idosa a ser vacina contra a Covid-19 em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Dona Adalgiza de Lara é a primeira idosa a ser vacina contra a Covid-19 em União da Vitória


11 de fevereiro de 2021

Imagem: Prefeitura de União da Vitória

Adalgiza de Lara Bueno Furquim. Esse é o nome da primeira idosa com mais de 90 anos a ser vacina contra Covid-19, no bairro Rocio, em União da Vitória. Dona Adalgisa também carrega o título de mulher mais idosa do município. Com 107 anos e sem precisar tomar nenhum tipo de medicamento, a idosa foi vacinada em sua residência na manhã dessa quinta-feira, 11.

Imagens: Prefeitura de União da Vitória

Para sua bisneta, Valéria Tusset Romko, o momento foi gratificante. Emocionada e com lágrimas nos olhos, Valéria disse que é uma conquista a família que passou pela Covid-19. “Estou muito emocionada, é muito gratificante ver o carinho e o cuidado que a gente tem com ela agora continuar com certeza”, disse.

Mais um dos motivos para se comemorar a vacina, segundo Valéria, será a família poder visitar com mais tranquilidade dona Adalgiza, mas continuando com os cuidados de prevenção ao vírus, com o uso da máscara e distanciamento. Muitos familiares, por trabalharem em lugares com mais probabilidade de contaminação, ficavam receosos de visitar dona Adalgiza. “Agora com certeza, a gente vai poder respirar um pouquinho mais aliviado”, falou Valéria.

Imagem: Prefeitura de União da Vitória

A Secretaria de Saúde recebeu na segunda-feira, 8, 440 doses da vacina Sinovac/Butantan, sendo 280 doses destinadas aos idosos com mais de 90 anos. O restante, 160 doses, foram para mais uma parcela dos profissionais da saúde.

Desde o início da semana foram realizadas as atualizações dos cadastros dos idosos, em que foi orientado que os mesmos ou familiares, se deslocassem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a secretaria contabilizar quantas pessoas dessa população seriam necessárias vacinar.

De acordo com o secretário da pasta, Fernando Ferencz, nessa atualização cadastral foi verificado que tiveram alguns idosos acima de 90 anos que, ou vieram a óbito, ou mudaram-se do município. Com isso será possível contemplar uma parte dos idosos de 80 a 90 anos. Lembrando que os idosos acamados serão vacinados em casa pelas equipes de saúde.

Imagem: Prefeitura de União da Vitória

Idosos que consigam se locomover podem ir até as Unidades de Saúde para se vacinar, segundo Ferencz. A UBS Josmar Babi, localizada na área central, terá a vacinação em sistema Drive Thru a partir dessa quinta-feira. “A maior concentração de idosos está neste posto de saúde”, disse o secretário. Todos os idosos, independente de cadastro ou não, poderão ser vacinados.

A estimativa era de que o município tinha 263 idosos acima de 90 anos, porém com a atualização cadastral essa estimativa caiu, sobrando mais algumas vacinas para os idosos entre 80 a 90 anos. Ainda não há uma provável data para a vacinação das outras fases.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


São Mateus do Sul decreta luto de três dias pelo trágico acidente na BR 476

Após o trágico acidente ocorrido na noite de quarta-feira, 25, na BR 476, km 313, região do Limoeiro, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, a prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias. A prefeita Fernanda Sardanha, abalada com a situação, deixou sua solidariedade ás famílias das vítimas e […]

Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]