A Psicóloga e Doutora Célia Ratusniak, realizou na quinta-feira, 20 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade de Mallet, o lançamento do seu livro que foi tema da tese da conclusão do Doutorado, com o tema Judicialização da Evasão Escolar: gênero, raça, classe social e as biopolíticas que produzem o fracasso escolar e as expulsões compulsórias. Trabalho este que faz uma ampla análise do trabalho desenvolvido na região de União da Vitória contra a Evasão Escola.
O evento de lançamento do livro, contou com a presença do Juiz da Vara da Família e da Juventude e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Carlos Eduardo Mattioli, do prefeito de Mallet Moacir Alfredo Szinvelski, vereadores, secretários municipais, professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino, colaboradores do Cejusc, alunos, familiares e a comunidade em geral.
Durante a sua fala para o público a Doutora Célia Ratusniak, destacou os principais fatores que leva meninos e meninas a não querer frequentar os bancos escolares, o racismo que se faz presente no ambiente escolar e o que falta hoje nas escolas que chame a atenção dos alunos para que queiram se fazer presente em sala de aula. A Doutora Célia Ratusniak, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e destacou os dados apurados em sua pesquisa e explica os motivo da Evasão Escolar de meninos e meninas e do racismo. Acompanhe:
O prefeito de Mallet Moacir Alfredo Szinvelski, também falou da alegria de estar participando do lançamento do livro da Doutora Célia Ratusniak, e ressalta que tal trabalho é importante para os administradores municipais para atuar contra a Evasão Escolar. Acompanhe:
O Juiz Carlos Eduardo Mattioli, fez questão de parabenizar a Doutora Célia Ratusniak, pelo excelente trabalho que está sendo divulgado e reafirmou que todos os órgãos públicos devem disponibilizar as informações para a comunidade e não é diferente com o Poder Judiciário. Acompanhe a fala do magistrado:
Ao final da fala da Doutora Célia Ratusniak, a comunidade pode fazer perguntas e em seguida a aquisição do livro Judicialização da Evasão Escolar: gênero, raça, classe social e as biopolíticas que produzem o fracasso escolar e as expulsões compulsórias e ter a dedicatória da autora do livro.
Vale destacar que o livro também terá o seu lançamento em União da Vitória e em Curitiba.