É lançada oficialmente a 5ª Festa da Erva-Mate em Cruz Machado

Escute a rádio

5ª Festa da Erva-Mate de Cruz Machado é lançada


9 de setembro de 2015

A Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), com o apoio da Prefeitura de Cruz Machado, promoveram nesse sábado, 05, no salão da comunidade luterana, o jantar de lançamento da 5ª Festa da Erva-Mate.

Foto: Tiago Amaral / Top Fm/ Rádio Colmeia

Foto: Tiago Amaral / Top Fm/ Rádio Colmeia

A festividade será realizada nos dias 28 e 29 de novembro. Além da Festa da Erva-Mate, também será realizada a comemoração ao 63º aniversário do município de Cruz Machado. A programação completa da festividade será divulgada nos próximos dias.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de 6 mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município no ano passado foi de R$ 90.468.000,00.

O município de Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de Erva-Mate do Brasil. Cerca de 2,5 mil famílias de produzem erva-mate. Além da facilidade de manejo, o preço tem incentivado o investimento na cultura. A cidade tem ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto. A maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Uruguai e a Argentina também consomem a erva-mate produzida no Paraná.

Para o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, a 5ª Festa da Erva-Mate possui uma grande importância para agricultura familiar do município. A ideia do evento é que a erva-mate seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso na cidade, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também para o município. “O cultivo da erva-mate é uma grande fonte de renda para a nossa agricultura familiar. Nós vemos os agricultores melhorando as suas residências, seus veículos, tratores, implementos agrícolas e mudado a realidade econômica da nossa região, graças ao cultivo da erva-mate”, acredita Szaykowski.

Foto: Tiago Amaral / Top Fm/ Rádio Colmeia

Foto: Tiago Amaral / Top Fm/ Rádio Colmeia

Dados importantes, com valores expressivos estão destacando o município como grande produtor de erva-mate. “É uma renda que fica aqui em nossa cidade e um dinheiro que movimenta o comércio. A festa é importante para a divulgação de um grande destaque da produção em Cruz Machado”, comenta o secretário da Agricultura, Silmar Kazenoh.

O jantar contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, presidente da Codacem, Vilfrid Kirschner, vereadores, secretários municipais, representantes do deputado Estadual Hussein Bakri e a população. No lançamento do evento, o prefeito Antonio agradeceu o empenho das pessoas que vem trabalhado para a realização da festa e ressaltou que resgatar a Festa da Erva-Mate é manter viva a tradição do povo de Cruz Machado.

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


São Mateus do Sul decreta luto de três dias pelo trágico acidente na BR 476

Após o trágico acidente ocorrido na noite de quarta-feira, 25, na BR 476, km 313, região do Limoeiro, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, a prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias. A prefeita Fernanda Sardanha, abalada com a situação, deixou sua solidariedade ás famílias das vítimas e […]

Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]