A rede municipal de ensino de Bituruna conta atualmente com oito alunos diagnosticados com autismo. Afim de promover a inclusão dessas crianças, elas participam das aulas em salas de ensino regular, e além do professor da turma, também contam com um professor de apoio.
Este número representa 0,4% dos alunos atendidos pela Prefeitura de Bituruna, número abaixo do índice mundial; segundo a ONU estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tem autismo, representando 1% da população.
A coordenadora pedagógica da educação especial, Giselle Cusin, destaca que a Prefeitura de Bituruna trabalha para promover as melhores condições de aprendizado para os diferentes graus do autismo, que envolvem dificuldade no domínio da linguagem, dificuldades para interagir socialmente e padrões de comportamento repetitivo e restritivo.
“Os conteúdos são flexibilizados conforme a necessidade de cada aluno. A Secretaria de Educação também oferece acompanhamento de psicóloga e fonoaudióloga e alguns alunos frequentam Sala de Recurso Multifuncional conforme sua necessidade” explica. Giselle lembra ainda sobre o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira, 02 de abril.