Em comemoração aos 100 anos do primeiro rádio automotivo, Chevrolet relembra evolução do sistema de áudio » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Em comemoração aos 100 anos do primeiro rádio automotivo, Chevrolet relembra evolução do sistema de áudio


22 de dezembro de 2021

Ilustrativa

A Chevrolet foi a primeira marca de automóvel a apresentar um veículo equipado com rádio de fábrica. Para celebrar o marco, a montadora americana relembra as inovações relacionadas ao entretenimento a bordo com um retrospecto sobre os avanços da tecnologia. Vale lembrar que o multimídia dos carros é um grande aliado do meio rádio e, conforme já noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, a maioria dos compradores de veículos desejam a disponibilidade do rádio FM nesses sistemas.

No ano em que a Chevrolet completou seu centenário do primeiro rádio automotivo, a montadora americana promoveu um retrospecto relacionado aos avanços do seu sistema de áudio automotivo. A primeira marca de automóvel a apresentar um veículo equipado com rádio de fábrica foi a Chevrolet, em 1922, nos Estados Unidos. Do rádio AM ao streaming, a Chevrolet promoveu diversas inovações relacionadas ao entretenimento a bordo ao longo destes 100 anos.

Tudo começou nos anos 20, quando o sistema de áudio do veículo era bastante básico e o usuário dispunha apenas do rádio AM. Foi apenas no início dos anos 30 que o rádio para automóveis começou a ser produzido em massa, porém o produto continuava custando relativamente caro para o consumidor. Já a partir dos anos 50 os aparelhos começaram a trazer novidades, com a inclusão dos botões para a seleção de estações de rádio e a opção para a transmissão em FM. O grande salto foi dado com o surgimento dos primeiros rádios automotivos totalmente transistorizados na década seguinte, assim como o sistema de som estéreo, que reduziram o tamanho dos rádios e melhoraram a qualidade acústica.

As evoluções seguiram e, nos anos 70, o Opala passou a oferecer o toca-fitas. Outra evolução marcante da qualidade sonora veio com o toca-CDs, que dominaram nas décadas de 1990 e 2000. Se a era dos CDs até então surgiram como uma grande inovação, outra opção passou a ser oferecida com o surgimento dos rádios com entrada MP3, sendo mais tarde acompanhada do reconhecimento de mídia via Bluetooth. Também foi a partir dessa época que a recepção de rádio FM foi aprimorada nos veiculos, inclusive com a evolução da disponibilidade do RDS (Radio Data System), que envia mensagens de texto da emissora sintonizada ao display dos receptores. Os multimídias da GM sempre foram referências nesse quesito.

Já no início dos anos 2010, ocorreu a popularização das centrais multimídia com tela grande e colorida no centro do painel. No Brasil, um dos modelos que difundiram esse recurso foi o Chevrolet Onix de primeira geração, lançado em 2012 com a central multimídia MyLink. Anos depois, o próximo nível de conectividade veio com a chegada dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Em 2015, o sistema de concierge OnStar passou a se fazer presente e trouxe mais 20 serviços, entre eles o de resposta automática em caso de acidente e o auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo. Hoje o OnStar já está disponível para toda a nova linha de produtos da marca. O recurso foi aperfeiçoado, sendo que em 2019 o serviço OnStar passou a ser integrado com a tecnologia de internet 4G, oferecendo o serviço de Wi-Fi nativo a bordo nos principais lançamentos da Chevrolet.

Seguindo atualizando as tendências do mercado, a montadora deve estrear em 2022 os aplicativos Spotify e Alexa no sistema multimídia MyLink do novo Equinox. Com o serviço de streaming de áudio Spotify nativo, será possível escolher músicas, notícias e podcasts pelo próprio MyLink, sem precisar usar o pacote de dados pessoais do telefone. Também segue em destaque o aperfeiçoamento do rádio FM, onde em alguns países já há uma integração entre os mundos on e offline, através do “rádio híbrido”. A própria GM já realizou alguns testes que envolvem dados de internet e a recepção de emissoras de rádio.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Impacto da pandemia reduziu salários em 2020, aponta IBGE

O primeiro ano da pandemia fez os salários pagos pelas empresas brasileiras cair em 2020, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no mês de junho. A média mensal paga foi de R$ 3.043,81, que representa uma redução de 3% em valores reais na comparação com 2019. O […]

Polícia Militar de Porto União desencadeia Operação Narcos

Na noite dessa sexta-feira, 30, a Policia Militar de Porto União realizou a Operação Narcos Brasil. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação está sendo realizada em todas as unidades da federação. O objetivo é realizar ações preventivas, ostensivas e repressivas de combate ao tráfico de drogas por meio de abordagens, […]

TSE: doações por Pix para campanhas serão apenas com CPF como chave

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem (1º) que somente pessoas físicas que cadastrarem o CPF como chave Pix podem fazer doações para campanhas eleitorais nas eleições de outubro.  Em maio, o tribunal autorizou as doações por meio do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. O caso foi decidido a partir de uma consulta feita pelo […]