Encontro alinha processos e ações para aprimorar cuidados em saúde mental no SUS » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Encontro alinha processos e ações para aprimorar cuidados em saúde mental no SUS


18 de setembro de 2024

PlanificaSUS Paraná avança com a Saúde Mental na Atenção Primária. Foto: SESA-PR

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (17) a 14ª edição do PlanificaSUS Paraná, estratégia que reorganiza os processos de trabalho das equipes de saúde e ambulatórios com o objetivo de melhorar o acolhimento e o cuidado aos usuários do SUS. O evento, que reúne cerca de 100 profissionais das 22 Regionais de Saúde do Estado, segue até quinta-feira (19), em Curitiba, e nesta edição busca aprimorar as habilidades relacionadas aos serviços de Saúde Mental.

Em todo o Estado, mais de 8 mil profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), gestores, tutores municipais e regionais estão envolvidos na iniciativa. A estratégia voltada para a Saúde Mental, lançada em julho deste ano, já foi implementada na Macrorregião Norte, abrangendo as regionais de Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ivaiporã, da regional de Irati, envolvendo 106 municípios.

“O PlanificaSUS Paraná já atingiu um alto nível de maturidade. As discussões agora transcendem o nível local, sendo realizadas em um contexto mais amplo”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves. “A inclusão da Saúde Mental nesse processo de planificação é uma prioridade para o Governo do Estado e vai permitir expandir e qualificar o atendimento à população paranaense”.

Atualmente, 36 ambulatórios estão integrados ao processo de planificação. Com a expansão da estratégia na Linha de Cuidado em Saúde Mental, o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) participantes do processo para reorganizar e fortalecer o atendimento aos pacientes do SUS passou de 843 para 969. Além disso, foram incorporadas nove equipes multiprofissionais especializadas em Saúde Mental e 33 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

“Estamos promovendo uma mudança significativa no atendimento às pessoas com necessidades em saúde mental. Para isso, é fundamental capacitar os profissionais com ferramentas atualizadas, para que possam oferecer um atendimento mais qualificado em seus territórios e, assim, fortalecer toda a rede no Paraná”, explicou Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.

PLANIFICASUS – O Paraná aderiu ao PlanificaSUS em 2019, inicialmente na 4ª Região de Saúde, em Irati. Em 2021, o Estado foi o primeiro a expandir a metodologia para todas as suas regiões. Os encontros com os tutores regionais seguem a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

O Grupo Condutor do PlanificaSUS Paraná é composto por representantes da Sesa, do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]