Na última sexta-feira, 28, estiveram visitando o gabinete do prefeito Antonio Luis Szaykowski os representantes das empresas Eletron Engenharia Elétrica, Ocle Engenharia Ltda. e Eletrocheski Instalação e Manutenção Ltda., as quais constituem o Consórcio Foz do Areia, que é o responsável por dar andamento no programa Paraná Trifásico na região.
Este é um programa da Copel e do Governo do Paraná que está sendo desenvolvido em todo o estado e chega até o município para possibilitar uma maior qualidade no fornecimento de energia elétrica e confiabilidade do sistema, reduzindo significativamente as interrupções. Com o Paraná Trifásico, a Copel vai garantir melhoria da qualidade no fornecimento de energia para o campo, além de renovar seus ativos e prover mais segurança aos seus empregados e à população. Os novos cabos são todos protegidos, com nível de resistência reforçada quando atingidos por galhos de árvores ou outros objetos.
Hoje, redes isoladas sofrem com a queda de energia. Com o trifaseamento, haverá interligação entre elas. O efeito será a criação de redundância no fornecimento, ou seja, redes que hoje estão próximas, mas não se conversam, passarão a ser interligadas. Se acabar a energia em uma ponta, a outra fornece o abastecimento e, em caso de desligamentos, os produtores rurais terão o restabelecimento da energia mais rápido.
A previsão é de que as obras se iniciem em até 60 dias e a duração é de aproximadamente 18 meses. Serão 300 km de rede em nossa região, destes, 60% em Cruz Machado, 30% em Pinhão e 10% em União da Vitória. A espinha dorsal da rede de distribuição no campo será trifaseada, substituindo a tecnologia monofásica hoje existente, que foi implantada na década de 1980.