A Escola de Educação Básica Professor Balduino Cardoso, de Porto União, completou nessa sexta-feira, 6 de outubro, os seus 100 anos de atividades em prol de levar a educação e formar pessoas para o mercado de trabalho.
Para marcar o seu Centenário, a direção e funcionários da Escola, realizaram às 19h30, no Clube 25 de Julho, no centro da cidade um jantar baile e o lançamento do livro dos 100 anos do educandário.
O primeiro momento do evento festivo foi o lançamento do livro que foi um trabalho da professora e doutora Valéria Schena, que fez um relato dos primeiros 50 anos de atividades do educandário em Porto União, desde o seu surgimento até os anos de 1968 e para obter todas as informações esteve por várias vezes em Florianópolis, no arquivo do Estado de Santa Catarina, para obter dados oficiais.
Depois do lançamento do livro, aconteceu o jantar e finalizando o evento com muita música e o reencontro de vários professores e alunos da Escola de Educação Básica Professor Balduino Cardoso.
Falando de reencontro a diretora Alice Vogel Vilicznski, falou sobre o surgimento da escola na cidade e da importância dela para a formação de várias pessoas e do destaque que ela tem na sociedade até os dias atuais.
A cidade de Porto União foi representada pelo prefeito Eliseu Mibach, que na oportunidade parabenizou a todos que fizeram e fazer a história da escola e pode relembrar do tempo que ele foi aluno do educandário e teve como professora a sua atual secretária de Educação a senhora Aldair Wengerkiewicz Muncinelli.
O Governador de Santa Catarina no ato foi representado pelo secretário da Agencia de Desenvolvimento Regional (ADR) Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti, que parabenizou a direção e a todos pelos 100 anos de sucesso.