Escola de Civismo lembra Patrono do Exército Brasileiro » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Escola de Civismo lembra Patrono do Exército Brasileiro


7 de agosto de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O projeto “Nossa Bandeira: Escola de Civismo” em uma parceria entre o Núcleo Regional de Educação (NRE) e o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, está sendo um sucesso, dando oportunidades para os alunos da Rede Municipal e Estadual de União da Vitória terem acesso a informações sobre a Bandeira do Brasil, o Hino Nacional e imagens que marcaram a história do Brasil. Nesta quarta-feira, 07 de agosto, a escola que recebeu o projeto foi a Escola Municipal Duque de Caxias.

O ato cívico teve início às 8h com a presença dos alunos das seguintes escolas: Escola Municipal Duque de Caxias, Colégio Estadual Judith Simas Canelas e Centro Municipal de Educação Infantil Estela Venâncio Caus. Na programação foi feita a leitura dos símbolos nacionais para os alunos, e em seguida, foi entoado o Hino Nacional e o Hino de União da Vitória.

Depois, cada escola foi representa por alunos que fizeram uma breve leitura da história do educandário que estudam. O chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, Carlos Alberto Polsin, destacou a parceria de sucesso entre educação e o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, acompanhe:

 

 

 

Em sua fala para os alunos, o Coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, enfatizou a importância do conhecimento dos símbolos nacionais nas escolas e enfatizou o real motivo de fazer neste mês de agosto, o projeto na escola Municipal Duque de Caxias, confira:

 

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Quem foi Duque de Caxias:

 Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) nasceu em 25/8/1803 e veio a falecer em 7/5/1880. Ele nasceu em Vila do Porto da Estrela, em uma família de militares e foi declarado cadete aos cinco anos. Em 1823, com apenas 20 anos, participou da campanha pelo reconhecimento da independência na Bahia como tenente.

Promovido a capitão, conduziu a linha de frente brasileira na Guerra da Cisplatina em 1825, foi nomeado major e chefiou o batalhão do imperador até 1831. Em 1840 combateu os focos de resistência ao governo central no Maranhão e no Piauí. Em recompensa pela pacificação das duas províncias, foi elevado ao posto de brigadeiro e recebeu o título de barão de Caxias. Como comandante das Armas da Corte, reprimiu a Revolução Liberal de 1842 em São Paulo e em Minas Gerais e dirigiu as tropas imperiais contra a Revolta dos Farrapos. Em 1845, dom Pedro II o indicou para o Senado pelo Rio Grande do Sul.

Liderou as tropas do Exército nas guerras platinas em 1851 e exerceu, depois, a Presidência da província gaúcha. Em 1866 chefiou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai e conquistou Assunção em 1869. No mesmo ano recebeu o título de duque de Caxias, morrendo na cidade de Barão de Juparanã, no Rio de Janeiro.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]