Aconteceu na manhã desta terça-feira, 15 de dezembro, a inauguração da Escola Municipal Professora Saveta Berezowski, localizada no Conjunto Habitacional Palmeirinha. Por restrições impostas devido a pandemia do coronavírus, o número de pessoas presentes foi reduzido.
As obras foram iniciadas na gestão 2013-2016 e concluídas neste ano. A nova escola é uma das mais modernas da região e disponibilizará de uma infraestrutura necessária para proporcionar aos alunos e professores um ambiente escolar moderno, adequado e aconchegante.
Esta escola é um grande passo para o desenvolvimento do município, que surgiu pela necessidade de ampliar o atendimento na educação, oferecendo uma infraestrutura de qualidade para atender os alunos de Cruz Machado. A nova unidade de ensino vai suprimir uma demanda importante na educação do município, sendo que está prevista na Meta 6 no PME (Plano Municipal de Educação), beneficiando assim, aproximadamente 250 estudantes em tempo integral, com alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
O valor total da obra é de R$ 3.526.609,60. O recurso foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Governo Federal. O projeto foi cadastrado no Programa de Ações Articuladas (PAR), com o apoio da equipe do Deputado Federal Assis do Couto. A obra foi realizada pela Construtora Alvir Lopes Ltda, contratada por meio de processo licitatório.
Participaram do evento Euclides Pasa, Prefeito Municipal, Antonio Luis Szaykowski, Prefeito eleito, Noeli Pasa Barczak, Chefe de Gabinete, Giovani Szibor, Secretário de Educação e Cultura, Olivetti Brautigam, Secretária de Educação e Cultura em parte desta e na gestão anterior, Mateus Holocheski, vereador e representante da família da Professora Saveta, homenageada com o nome da escola, Alvir Lopes, responsável pela construtora que realizou a obra, Patricia Lopes, engenheira da construtora e Isabel Chaikoski, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Com informações da Assessoria da prefeitura de Cruz Machado