Espaços públicos em Porto União estão tendo suas interdições desrespeitadas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Espaços públicos em Porto União estão tendo suas interdições desrespeitadas


30 de novembro de 2020

Divulgação

A Administração Municipal de Porto União iniciou o trabalho de interdição dos espaços públicos na última semana atendendo ao decreto estadual nº 521, que determina no “Art. 3º-B. Ficam proibidas a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias (…)”. Essa ação se faz necessária diante do aumento considerável de casos de contaminação por Covid-19 nos últimos dias.

Várias normativas ainda estavam em vigência desde o início da pandemia e apenas a fiscalização havia sido relaxada, já que a população estava fazendo sua parte. Entretanto, com o aumento dos casos em praticamente todo o território catarinense, a fiscalização voltou a acontecer de forma mais incisiva.

Os espaços públicos foram interditados com fita zebrada e neles foi fixado o aviso de interdição. Locais como o Balneário e Morro da Formiga principalmente, além dos demais pontos turísticos como Cachoeira do KM13 e parquinhos infantis, estavam recebendo um grande número de pessoas, o que pode criar um ambiente de contágio mais propício segundo os profissionais da área.

Divulgação

Mesmo com a interdição com faixas, placas informativas e avisos na imprensa, alguns pontos foram violados até nos dias chuvosos. É importante ressaltar que essa determinação vale para todas as regiões do território catarinense enquadradas no risco de contágio como Gravíssimo, que é o nosso caso. Só nos últimos 15 dias foram registrados 100 casos novos, o que justifica a preocupação do poder público.

As filas nas agências bancárias contam com a presença dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde orientando as pessoas sobre a importância de manter o distanciamento, da mesma forma que bares e restaurantes estão sendo orientados a manterem o distanciamento seguro entre seus frequentadores. Em caso de descumprimento das instruções normativas, o estabelecimento é notificado podendo sofrer penalidades mais duras.

Divulgação

Os profissionais da saúde alertam que é preciso redobrar os cuidados como uso de máscara, desinfecção das mãos e objetos e o distanciamento social até que a vacina esteja disponível.

Em caso de descumprimento das normativas, o munícipe pode auxiliar denunciando pelo WhatsApp 99985-1961. As denúncias são sigilosas e apuradas imediatamente pelas equipes de fiscalização do município e, dependendo da situação, a Polícia Militar também é acionada.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Jornalista JB segue em coma induzido no Hospital Maice

O jornalista calmonense, João Batista, conhecido como JB, segue internado na UTI do Hospital Maice em coma induzido, após ser vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada da terça-feira, em sua casa no município de Calmon. De acordo com um filho, o quadro de saúde de JB é estável e o corpo médico aguarda reações positivas do paciente. João Batista foi […]

Dengue em SC: Estado segue em alerta e registra mais de 2 mil casos prováveis da doença

Santa Catarina segue alerta no combate à dengue. Entre 29 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025, foram registrados 2.102 casos prováveis da doença, em 107 municípios. Os dados apontam que a curva de casos prováveis está em alta. Também foram identificados 1.487 focos do mosquito Aedes Aegypti, em 145 municípios catarinenses.  […]

Jorginho Mello entrega primeiros equipamentos que indicam a gravidade da dengue

O Governo do Estado segue inovando e buscando alternativas para combater o aumento da dengue e evitar a gravidade da doença na população. Entre as estratégias estão a compra de 800 equipamentos para determinação de hematócrito. Com investimento de R$ 7,9 milhões, o governador Jorginho Mello e o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, […]