Exposição dá início aos festejos dos 60 anos da Unespar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Exposição dá início aos festejos dos 60 anos da Unespar


3 de março de 2020

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O espaço da Galeria Erich Will, na Estação União, na cidade de União da Vitória, ficou pequena para receber a comunidade para a abertura da exposição “60 anos de Educação”, em comemoração ao aniversário da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de União da Vitória. O evento cultural é uma idealização da Associação dos Artistas Plástico do Vale do Iguaçu e ocorreu na noite desta segunda-feira, 02 de março.

Todas as obras foram feitas por artistas da Associação e que são de várias cidades da região Sul do Paraná que é área de atuação da Unespar. Ao todo foram feitos 25 obras com temas relacionados a educação e a história de sucesso da antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI) e hoje Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Em sua fala o vice-prefeito e secretário de Cultura de União da Vitória, Bachir Abbas, destacou a importância de fazer uma exposição que marca a história de uma instituição de ensino que já formou e sem dúvida vai formar muitas pessoas para o mercado de trabalho e para as cidades da região. Confira a fala de Bachir;

 

 

Muito emocionado o diretor da Unespar de União da Vitória, professor Valderlei Garcias, que está atuando há 35 anos da instituição, falou da alegria de dar início a programação festiva dos 60 anos, com uma linda exposição e relembrar fatos importantes desta história em prol da educação de União da Vitória e região. Confira:

 

 

Todas as obras ficam em exposição até o dia 16 de março, segunda-feira, e após está data todas as obras serão levadas para a Unespar, e ficaram numa sala dedicada a cultura da instituição. As obras foram doadas por todos os artistas que na oportunidade fizeram a assinatura do documento de doação e em seguida receberam o seu certificado.

O presidente da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, Israel Checozi, destacou em sua fala aos convidados e para a Rádio Colmeia, do papel fundamental de uma instituição leal e de marca de sucesso na história do Brasil, que passou por vários momento, mas que se mantem firme em valorizar a educação. Confira a fala Israel:

 

 

Serviço:

 

A exposição “60 anos de Educação”, em comemoração aos 60 anos da Unespar de União da Vitória, ficará aberta até o dia 16 de março das 12h às 17h, com entrada gratuita. Vale destacar que durante o ano de 2020, a Unespar fará vários eventos para festejar a sua história.

 

História:

 

Em 1960, realizou-se o 1° Concurso Vestibular, no qual foram aprovados 16 candidatos para o Curso de História. A aula Inaugural foi proferida em 28/03/1960, às 10:00 horas, com a presença do Excelentíssimo Sr. Governador do Estado Moisés Lupion, Secretário de Educação e Cultura, Sr. Nivon Weigert, o ex-secretário Dr. Plínio Franco Ferreira da Costa, comandante do 5° BEC, Tenente Coronel Gerson de Sá Tavares, autoridades da Comitiva Governamental, autoridades locais e dos municípios vizinhos, professores, acadêmicos, intelectuais da cidade e outras pessoas da comunidade. A mesma esteve a cargo do professor da Universidade Federal do Paraná, Dr. José Loureiro Fernandes, Professor Catedrático da Cadeira de Antropologia, que proferiu palestra com o tema As Populações Primitivas do Paraná, baseado em pesquisas realizadas nas jazidas antropológicas do litoral e interior do estado, em Sessão Solene no Salão Nobre da escola Normal Secundária Professora Amazília.

Desde então o curso iniciou suas atividades didáticas, pedagógicas e culturais, tendo como primeiro Diretor da Faculdade o Dr. Luiz Wolski. A primeira formatura deu-se em 18 de dezembro de 1963, com 8 alunos, no auditório do Cine Teatro Luz. Após a imposição de grau, houve uma premiação de honra ao mérito ao 1° colocado do curso, o aluno Joaquim Osório Ribas. A 1ª reunião do Departamento de História (16/09/1963) ocorreu na sala da congregação da FAFI tendo como diretor do Departamento o professor Aniz Domingos. A assembléia teve por objetivo a necessidade urgente de se elaborar o Estatuto do Departamento.

Desde o início do curso esteve presente a preocupação do Departamento em promover eventos sócio-culturais como: Organização de exposições de valores históricos brasileiros principalmente regionais, organização de outras Exposições, Seminários, Pesquisa Histórica, Simpósio de História, Oficinas Cursos de extensão e Conferências.

A criação de CEPEH (1976), Centro de Estudos e Pesquisa em História tem como objetivo incentivar o gosto pela pesquisa Histórica. Hoje ele é coordenado por um grupo de acadêmicos do curso sob supervisão do Chefe do Departamento.

Em 23 de março de 1979 deu-se a fusão do Departamento de História e Geografia em Departamento de Ciências Sociais, conforme determinava o Regimento da Faculdade em seu artigo 72 seção IV. Em 11 de março de 1981, dissolveu-se o Departamento de Ciências Sociais voltando a ser Departamento de História em virtude da vigência do Novo Regimento Interno da Faculdade, aprovado pelo Conselho Federal de Educação conforme parecer n° 1153/80.

Atualmente as atividades mencionadas acima continuam sendo oferecidas aos acadêmicos, professores e comunidade, acrescidos pela assistência as escolas, com a atuação dos acadêmicos e mini-cursos. Realizam-se também viagens Histórico-Cultural à cidades Históricas, Museus Históricos e Arqueológicos.

Em 1999, foi criado o Arquivo Histórico do Departamento, Acervo Documental, com a finalidade de contribuir com acadêmicos professores e pesquisadores, em geral, que buscam o conhecimento do passado , que é intrínseca ao ser humano que sempre preocupou-se com suas origens. Também possibilita aos acadêmicos a participação efetiva em atividade diferenciadas, no âmbito da pesquisa e organização arquivística, além de preservar a memória histórica da sociedade local pela guarda da documentação, contamos com o trabalho de todos que se dedicam ao estudo e a pesquisa histórica, oportunizando meios de colaborar e construir conhecimento.

Atualmente, o Curso de História da FAFIUV desenvolve ainda uma série de projetos de pesquisa e extensão, envolvendo-se diretamente no contexto acadêmico nacional e atuando prontamente junto a comunidade e a rede de ensino local. A preocupação com o processo educativo em História nos leva a uma contribuição mais sólida e precisa junto a esta Instituição de Ensino Superior e a seus participantes, para que o seu dedicado esforço em cumprir sua missão de gerar e universalizar conhecimentos para a sociedade, se concretize.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]