Exposição no Castelinho abre a "Semana da Pessoa com Deficiência" em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Exposição no Castelinho abre a “Semana da Pessoa com Deficiência” em Porto União


22 de agosto de 2023

Fotos: Divulgação/Assessoria APAE de Porto União

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Porto União, abriu na noite de segunda-feira, 21 de agosto, a exposição “Talentos Especiais”, que faz parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência e o tema desta ação em 2023 é: “Conectar e somar para construir Inclusão”. 

A abertura do evento ocorreu por volta das 19h30, com a presença de alunos, professores, e da comunidade que puderam ver os mais diversos trabalhos realizados no dia a dia pelos alunos na sala de Artes da APAE de Porto União. Segundo as educadoras Daniele Aparecida Juraszek e Norma Parastchuk, todos os trabalhos feitos em sala foi uma dedicação de cada aluno ao se expressar sobre a cultura e o que gostaria de colocar no papel, no quadro ou na criação de algum modelo que demostre o seu conhecimento na área cultural. 

Já a diretora da APAE Lorena Scheffer Redolfi, destaca a importância da inclusão junto a cultura. “Hoje abrimos está bela exposição que tem como tema “Talentos Especiais”, pois é o talento dos nossos alunos da APAE de Porto União. Cada um tem o seu modo de fazer a sua atividade, mas tendo sempre uma atenção das professoras de Artes como das educadoras de sala de aula. Hoje com a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, temos a prova da capacidade deles e do ‘sim’, ao fazer a inclusão deles na sociedade. A exposição no Castelinho ficará até sexta-feira dia 25 para visitação e quem tiver interesse em adquirir alguma obra que deve nos visitar na APAE de Porto União”, enfatizou Lorena. 

O presidente da APAE Aloísio Francisco Salvatti, enfatizou que os professores estão de parabéns, mas o reconhecimento na noite de hoje é dos alunos que estão dando o seu melhor na exposição. Salvatti, enalteceu o trabalho que é feito pela diretoria da instituição em prol da qualidade do serviço que deve ser o fundamental a cada aluno.

“Eu trabalhei por alguns anos na APAE no Estado do Paraná e sei o trabalho que é desenvolvido neste ambiente. Aqui na nossa APAE de Porto União, já tive a oportunidade de visitar e ver o trabalho que é feito e hoje com a abertura da exposição é mais claro ainda o que os alunos tem de capacidade e nos emociona. Quero dizer aos alunos como a todos da APAE, podem contar com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e da administração do prefeito Eliseu Mibach e do vice-prefeito Erico Rosenscheg”, finalizou a diretora de Cultura de Porto União Alice Schnornberg. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]

Retrospectiva 2024: SC aportou mais de R$ 1,2 bilhão em incentivo hospitalar e cirurgias eletivas

O Governo do Estado, comprometido com a redução da fila e do tempo de espera por cirurgias eletivas, deu início este ano a uma série de ações na Saúde. Entre elas, o Programa de Valorização dos Hospitais garantiu um aumento de incentivo fixo às unidades, chegando a R$ 683 milhões. Além disso, a Tabela Catarinense de […]