Foi dada a largada para a fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) em União da Vitória. O ginásio de Esportes do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) acolheu a cerimônia de abertura e o primeiro jogo de futsal da competição na noite dessa sexta-feira 14 de junho. Os meninos da categoria de 15 a 17 anos do Colégio Estadual Bernardina Schleder, da cidade sede, enfrentaram os do Colégio Estadual Santa Bárbara, de Bituruna. Os anfitriões abriram o placar, mas não conseguiram segurar a energia dos visitantes, que venceram o jogo por 6 a 2.
O ginásio recebeu com entusiasmo as delegações de cada escola, no tradicional desfile de abertura. Um vídeo mostrou o caminho do fogo simbólico por União da Vitória, levado por diferentes atletas por toda a cidade. O espírito esportivo tomou conta do público, que pontilhou com o brilho dos celulares o caminho da tocha. Ela chegou ao ginásio carregada por Felipe Chuede, aluno-atleta do Colégio Estadual São Cristóvão da modalidade de futsal. A honra de acender a pira foi da atleta Kauani Gabrielli Lins, 16 anos, aluna do Colégio Estadual Túlio de França. Em 2018, Kauani foi a atleta de maior destaque do município, tendo conquistado o quinto lugar em arremesso de peso na fase final dos Jogos Escolares. Em seguida os alunos se comprometeram a fazer uma competição limpa e respeitosa, no juramento do atleta, conduzido pela aluna jogadora de futsal Mayara Regina Tomkievicz, do Colégio Estadual São Cristóvão.
- Foto: Amanda Iargas/SEET
- Foto: Amanda Iargas/SEET
Márcia Tomadon, coordenadora geral dos JEPS, contou que, observando as mídias sociais, percebe que os Jogos Escolares é uma competição que cresceu imensamente, sendo o evento que tem mais curtidas e compartilhamentos do Paraná, cerca de 38 mil. “O esporte tem a capacidade de fazer com que a criança sinta vontade e prazer em praticar uma atividade que faça bem para ela, para o corpo, para a alma”, afirmou. “Tivemos o jogo de futsal, o ginásio lotado, imagine aquela criança como está se sentindo, ovacionada por toda aquela população, os amigos da escola que estavam lá participando e prestigiando. Toda a questão do perder ou ganhar, todas as normas e regras impostas pela arbitragem, pelos professores que estão conduzindo, são sentimentos e saberes que ela vai levar para a vida dela”.
Tomandon se declara uma apaixonada pelos JEPS “É uma paixão que está dentro do meu coração. Aqui a criança é apresentada ao esporte, se ela vai ser uma atleta, isso é ela quem vai dizer, mas nós como governo do estado propiciamos essa oportunidade. Se ela gostar, que seja uma atleta que represente o Paraná, o Brasil, uma atleta olímpica, tomara que isso aconteça. Mas se não for, que ela seja uma boa cidadã, que cresça levando o esporte para a vida toda, para a saúde, segurança, com isso já ganhamos muito”.
Tomadon se emocionou com a história que ouviu do professor Fabio Santa Clara, do Colégio Estadual do Campo João de Lara, da cidade de Paula Freitas. Ele contou que dois atletas irmãos não tinham recebido a autorização do pai para participar dos jogos e que foi até a casa da família para convencê-lo. A princípio, o pai manteve a sua posição, mas no dia seguinte pensou melhor e permitiu a participação dos alunos. A coordenadora considera que isso demonstra a importância do professor na vida da criança, e do esporte na abertura de oportunidades.
C
- Foto: Amanda Iargas/SEET
- Foto: Amanda Iargas/SEET
arlos Polsin, chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, ressaltou que os alunos são a razão de todos estarem aqui e que a cidade e o país têm muito a contribuir para o esporte. O prefeito Hilton Santin Roveda animou o público: “Boa noite galera! Quem está cheio de energia para jogar?”, pergunta que foi respondida com gritos e vibração pelos alunos. Ele disse que o ginásio lotado reflete que os JEPS serão um evento de grande sucesso e declarou oficialmente aberta a competição.
A fase regional dos JEPS acontece de 14 a 19 de junho em 17 cidades. Um União da Vitória, conta com a participação de 28 escolas de 9 cidades da região: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e da cidade sede. 1096 alunas e alunos de 12 a 17 anos disputam as modalidades de basquete, voleibol, tênis de mesa, xadrez, atletismo e futebol. As duas últimas contam também com a categoria alunos com deficiência (ACD). Os alunos classificados seguem para a fase macrorregional dos JEPS, em São Mateus do Sul, que inclui ainda as regionais de Guarapuava, Irati e Ponta Grossa.
- Foto: Amanda Iargas/SEET
- Foto: Amanda Iargas/SEET
- Foto: Amanda Iargas/SEET
- Foto: Amanda Iargas/SEET