Ferroviário de PU conta a história da estrada de ferro » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Ferroviário de PU conta a história da estrada de ferro


31 de março de 2017

Imagine a Estação União e a Maria fumada 310 e uma voz gritando “Partida em cinco minutos sentido ao Rio Grande do Sul”. Pois bem, Porto União vai completar 100 anos, e está história irá ser recontada pelos ferroviários.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Os Avós têm muito a contar sobre a história da cidade de Porto União, que no dia 5 de setembro, irá completar 100 anos de história.

Na noite desta quinta-feira, 30 de março, foi realizada a terceira edição do projeto: “Avós com Voz”, que recebeu o ferroviário aposentado, Antônio Xavier Paes, que fez com que os convidados viajassem ao passado na Estrada de Ferro.

Paes foi chamado para ficar no local de destaque, e claro, foi vestido como se tivesse saído a poucos minutos do seu posto na Estação União. Ao sentar no local de honra, fez questão de colocar a sua boina azul escura como se estivesse dentro de um dos trens que ele trabalhou com muito orgulho por muito tempo.

O ferroviário contou várias histórias que ele presenciou nos 30 anos de trabalho, como as dificuldades que ele e os colegas enfrentaram no dia a dia. “Todos os funcionários tinham que ficar bem atentos para a chegada do trem, para ver por onde ele passava. Lembro-me quando o trem passava na Estação de Engenheiro Mello, onde havia um rapaz que atendia em tudo o que precisávamos, era ele que passava um sinal de telegrafo para a Estação União, informando que o trem já havia saído. O trem era usado para tudo, além da carga de milho, feijão, soja, tinha os vagões dos passageiros da “Primavera” classe das pessoas,” contou com um sorriso.

Em suas palavras, o ferroviário lembrou-se de como a Rede Ferroviária Paraná Santa Catarina, foi acabando, e passando para outras empresas até chegar aos dias atuais, que é da ALL. Antônio Xavier Paes acredita que se o Governo Federal tivesse interesse em valorizar a Estrada de Ferro, seria muito bem vinda uma linha do Rio Grande do Sul até Brasília, pois assim, acabaria com as estradas cheias de caminhão e traria muita mais economia ao País.

O cenário para contar a história da Estrada de Ferro de Porto União, contou com a presença de várias imagens em preto e branco, estações, trilhos da nossa região e documentos da história de Antônio Xavier Paes, que comprova a sua presença como ferroviário.

A noite de “Avós com Voz” foi marcada com muita história e lembranças do que um dia, foi a Estrada de Ferro na cidade de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Dados

 

RFFSA Rede Ferroviária Federal

 

Criada em 1957

Privatizada em 1996

Extinta em 2007

De Itararé a Uruguai são 883 km de extensão.

 

Relato de 30 anos de Estrada de Ferro:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O trem está de partida e o ferroviário Antônio Xavier Paes, conta um pouco dos 30 anos de trabalho na RFFSA Rede Ferroviária Federal.

 

Fotos Marciel Borges / Rádio Colmeia:

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]