Ferroviários são homenageados em Porto União no final de semana » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Ferroviários são homenageados em Porto União no final de semana


3 de maio de 2022

No sábado, 30, pela manhã foi oficializada a instalação de mais uma leva de plaquinhas que homenageiam os ferroviários que deixaram sua contribuição às nossas cidades e região.

O evento contou com a participação dos gaiteiros do grupo “Amigos” composto por Lauro Trebien, Henrique Felix Breyer, Cristina Breyer e Ivo Prust que encantaram a todos os presentes com lindas músicas com a temática do trem e dos ferroviários.

Também as filhas e bisneta do ferroviário Antonio Marconcin , Walderes Marconcin Neves, Vilma Marconsin da Silva e Marina da Silva prestaram sua homenagem.

Dia 30 de Abril é a data oficial em que se comemora o dia do Ferroviário e por isso, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem feito homenagens anuais aos seus representantes. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Luiz Alberto Pasqualin que ao fazer uso da palavra parabenizou o Coordenador de Cultura Ussiel Dias pelo resgate histórico e empenho na realização dessa obra.

O Prefeito Eliseu Mibach também enalteceu o trabalho de toda equipe da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Urbanismo que garantem a manutenção desses espaços destinados ao resgate da história e a beleza da cidade.

Todos os anos, no dia 30 de abril, novas placas são incluídas nos dormentes ao longo do Caminho dos Ferroviários, ao lado da ciclovia.

Se você é, ou tem em sua família algum ferroviário que ainda não foi homenageado, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone 3522 0649 ou ir pessoalmente à Secretaria que fica no segundo piso da Rodoviária de Porto União. Os nomes informados até o dia quatro de março de 2023 poderão ser incluídos na próxima leva de homenagens.

Texto lido pela família do homenageado Antonio Marconcin:

“Nosso querido pai, Antonio Marconcin, nasceu em Curitiba em 14 de dezembro de 1898.

Filho de imigrantes italianos, aos 13 anos ingressou na Oficina da Rede de Viação PR Santa Catarina onde começou a trabalhar. Trabalhou em Jaguariaíva e, posteriormente, em União da Vitória. Assumiu o cargo de Chefe do Depósito das Máquinas, responsável pelo intenso movimento de trens que havia naquela época em nossas cidades e região.

União da Vitória e Porto União eram entroncamento ferroviário. Tinha um amor imenso ao seu trabalho, às suas locomotivas, às quais identificava pelo apito. Era comum ouvirmos em casa “a 310 chegou”. Cultivava um lindo jardim ao lado do Escritório, que até hoje está lá.

Funcionário exemplar, era comum receber elogios da Direção da RVPSC, em Curitiba. Carismático, fez muitos amigos em nossas cidades. Faleceu em 29 de agosto de 1980, aos 82 anos, deixando muita saudade e um exemplo de vida baseado na honestidade, lisura de caráter e amor ao trabalho.

Nossos mais sinceros agradecimentos pela homenagem prestada ao nosso querido pai. Wilma e Walderes, netos e bisnetos. ”

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

A partir desta quinta-feira (7), os postos de combustíveis de todo país estão obrigados a divulgar, de forma “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis que eram cobrados, em cada empresa, no dia 22 de junho de 2022, “de modo que os consumidores possam compará-los com os preços praticados no momento da […]

Feira de Adoção acontece neste sábado em União da Vitória

Acontece neste sábado, 09, mais uma edição da Feira de Adoção Animal realizada pela equipe da Defesa Animal de União da Vitória. A feira acontece na Estação União entre das 09h às 12h e o objetivo é facilitar a adoção de cães que que foram acolhidos pela Defesa Animal e estão prontos para irem para […]

Nossa Casa do Caminho em União da Vitória realiza 2º bazar beneficente nesse sábado

Na próxima sexta-feira, 8, a casa de caridade “Nossa Casa do Caminho” realizará um bazar, das 13h às 17h, com artigos que variam de R$0,50 a R$3,00. Serão principalmente roupas e calçados para adultos e crianças, por causa da campanha do agasalho e do inverno. A Nossa Casa realiza diversas atividades, todas de forma gratuita. Inclusive a […]