Finlândia continua sendo o país mais feliz do mundo em 2023; Brasil cai 11 posições » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Finlândia continua sendo o país mais feliz do mundo em 2023; Brasil cai 11 posições


22 de março de 2023

Ilustrativa/Istock

Na segunda-feira, 20, foi divulgado o Relatório Mundial de Felicidade 2023. O levantamento, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), colocou a Finlândia em primeiro lugar no ranking dos países mais felizes do mundo pelo sexto ano consecutivo. Por outro lado, o Brasil caiu 11 posições este ano, saindo da 38ª para a 49ª posição.

O relatório, que está em sua décima primeira edição, analisa seis indicadores principais: apoio social, renda, saúde, senso de liberdade, generosidade e ausência de corrupção de acordo com o desempenho obtido no último triênio, neste caso, de 2020 a 2022.

Para completar o ranking dos países mais felizes do mundo, o top 5 conta com a Dinamarca (2º), Islândia (3º), Israel (4º) e Holanda (5º). Em análise, percebe-se que a Europa se destaca com 4 países representantes no topo.

No outro extremo da lista, as duas últimas posições foram ocupadas pelo Líbano (136º) e Afeganistão (137º), que ocupa o último lugar pela terceira vez seguida.

América Latina

Na 23ª posição do levantamento geral, a Costa Rica é o país mais feliz da América Latina. Segundo o relatório da ONU, os países latino-americanos “têm avaliações médias de vida significativamente mais altas (em torno de 0,5 na escala de 0 a 10) do que o previsto pelo modelo”, em razão de uma série de fatores como características únicas da família e vida social.

Já os países da Ásia Oriental têm avaliações médias de vida abaixo do esperado pelas previsões, devido às “diferenças culturais na maneira como as pessoas pensam e relatam a qualidade de suas vidas”.

Brasil

Na primeira edição do ranking, divulgada em 2012, o Brasil ocupava o 25º lugar. Nos anos seguintes, foi avançando e chegou a alcançar a 17ª posição, em 2016. Deste ano em diante, a felicidade do brasileiro entrou em queda livre. A partir de 2017, o gigante da América do Sul ocupou as posições 22ª, 28ª em 2018, 32ª em 2019, 41ª em 2021 e 38º em 2022.

Apesar da queda abrupta deste ano, o Brasil segue à frente da Argentina (52º), mas está atrás do Uruguai (28º) e do Chile (35º), entre os países mais felizes da América do Sul.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Estudantes poderão contar com curso preparatório gratuito para o Enem em SC

O curso estará disponível para todos os alunos do ensino médio da rede estadual O Curso de Redação e os Simulados da plataforma Enem Gratuito estão disponíveis gratuitamente para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. A parceria firmada pela Secretaria de Estado da Educação com a Rede Enem […]

Na dúvida se a comida na geladeira está estragada? Invenção brasileira é a solução

Esse “nariz artificial” ajuda na identificação de comida estragada mudando de cor conforme os gases que elas emitem. Comer está entre as melhores coisas da vida para muitas pessoas. Contudo, nem sempre a comida está adequada para o consumo. Nesse ponto, saber quando uma comida está estragada na geladeira pode ser uma coisa complicada, até […]

Inscrições para o Prouni começaram nesta terça-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começaram nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição. As inscrições […]