Finlândia continua sendo o país mais feliz do mundo em 2023; Brasil cai 11 posições » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Finlândia continua sendo o país mais feliz do mundo em 2023; Brasil cai 11 posições


22 de março de 2023

Ilustrativa/Istock

Na segunda-feira, 20, foi divulgado o Relatório Mundial de Felicidade 2023. O levantamento, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), colocou a Finlândia em primeiro lugar no ranking dos países mais felizes do mundo pelo sexto ano consecutivo. Por outro lado, o Brasil caiu 11 posições este ano, saindo da 38ª para a 49ª posição.

O relatório, que está em sua décima primeira edição, analisa seis indicadores principais: apoio social, renda, saúde, senso de liberdade, generosidade e ausência de corrupção de acordo com o desempenho obtido no último triênio, neste caso, de 2020 a 2022.

Para completar o ranking dos países mais felizes do mundo, o top 5 conta com a Dinamarca (2º), Islândia (3º), Israel (4º) e Holanda (5º). Em análise, percebe-se que a Europa se destaca com 4 países representantes no topo.

No outro extremo da lista, as duas últimas posições foram ocupadas pelo Líbano (136º) e Afeganistão (137º), que ocupa o último lugar pela terceira vez seguida.

América Latina

Na 23ª posição do levantamento geral, a Costa Rica é o país mais feliz da América Latina. Segundo o relatório da ONU, os países latino-americanos “têm avaliações médias de vida significativamente mais altas (em torno de 0,5 na escala de 0 a 10) do que o previsto pelo modelo”, em razão de uma série de fatores como características únicas da família e vida social.

Já os países da Ásia Oriental têm avaliações médias de vida abaixo do esperado pelas previsões, devido às “diferenças culturais na maneira como as pessoas pensam e relatam a qualidade de suas vidas”.

Brasil

Na primeira edição do ranking, divulgada em 2012, o Brasil ocupava o 25º lugar. Nos anos seguintes, foi avançando e chegou a alcançar a 17ª posição, em 2016. Deste ano em diante, a felicidade do brasileiro entrou em queda livre. A partir de 2017, o gigante da América do Sul ocupou as posições 22ª, 28ª em 2018, 32ª em 2019, 41ª em 2021 e 38º em 2022.

Apesar da queda abrupta deste ano, o Brasil segue à frente da Argentina (52º), mas está atrás do Uruguai (28º) e do Chile (35º), entre os países mais felizes da América do Sul.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Felino selvagem raro é visto em reserva da Mata Atlântica no Paraná

Um felino selvagem, negro e raro é registrado em reserva protegida na Mata Atlântica por meio de câmeras, realizado em espaço conservado no Paraná, que captou em vídeo a imagem da mãe, com coloração inteiramente negra, e seu filhote com a coloração comum da espécie – o gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) – considerada em risco de […]

Região da AMSULPAR vai receber lideranças estaduais para debater projetos estruturantes

Na próxima quinta-feira, dia 01 de junho, a região da AMSULPAR receberá a visita de lideranças estaduais para debater sobre projetos estruturantes para serem realizados visando o desenvolvimento. Na oportunidade, o Deputado Estadual Hussein Bakri estará acompanhado do Secretário do Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e do Secretário das Cidades do Estado, Eduardo […]

2º Arraia Rosa será realizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer

Está programado para o dia 2 de junho, das 12h às 20h o 2º Arraia Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória e Porto União. Neste dia estarão sendo vendidos comidas típicas junina, molinetes, carretilhas, varas de pesca e artesanatos confeccionados pelas voluntárias. A festa acontece na sede da RFCC […]