A noite de sábado, 8 de julho, foi de muita alegria e de comemorações em homenagem aos padroeiros São Pedro e São Paulo, pelo acendimento da 82º Fogueira, no barro São Pedro em Porto União. O acendimento ficou a cargo da senhora Barbara Holovaty, que foi a escolhida para ser a madrinha da edição de 2017.
A programação da 82º edição da Fogueira de São Pedro e São Paulo na cidade de Porto União se iniciou no final do mês de junho, com várias Novenas, e no dia 1º de Julho, teve o acendimento da Fogueira menor.
Já na noite desse sábado, 8, a programação chegou ao seu dia destaque com o acendimento da Fogueira de São Pedro e São Paulo, com 20 metros de altura, seguindo a determinação de segurança do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
Pontualmente as 20h, a cerimônia de acendimento se iniciou. O padre da Paróquia São Pedro e São Paulo, padre Fábio Farias, e as senhoras da Legião de Maria, foram ao local de destaque da festa para realizar as orações e o acendimento da fogueira.
O padre Fábio fez a oração de benção da Fogueira e agradeceu a todos pela união em organizar a festa de 2017. Em seguida, a comunidade presente pode conhecer a senhora Barbara Holovaty, que foi a escolhida para ser a madrinha da Fogueira deste ano.
Antes da madrinha apertar o botão de acendimento, todas as mulheres da Legião de Maria, se uniram para ao lado da senhora Barbara fazer a contagem regressiva e acender a 82º Fogueira de São Pedro e São Paulo. Depois de apertar o botão, muitos fogos de artifícios iluminaram o céu e deram um brilho ainda mais especial na tradição desta festa em Porto União.
Em entrevista para a Rádio Colmeia, a senhora Barbara Holovaty, estava muito emocionada, pois nunca esperou, um dia, ser lembrada para ser a madrinha.
O padre Fábio Farias, lembrou do trabalho de fé e amor que a senhora Barbara Holovaty faz juntamente com as senhoras da Legião de Maria, e disse que a festa só pode ser um sucesso, pois estão todos em coletividade.
Como já dito, a Fogueira de São Pedro e São Paulo de 2017, teve 20 metros, cumprindo a determinação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina na forma como prevê as normas de segurança. Vale lembrar que a Fogueira em Porto União, já foi a maior da América Latina.
Fotos: Marciel Borges/ Rádio Colmeia: