Em conversa via telefone com o jornalista Marciel Borges da Rádio Colmeia, o reitor do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Alysson Frantz, confirmou que espera a decisão do Patrimônio Histórico do Estado do Paraná, sobre o futuro do Cine Teatro Luz em União da Vitória para o dia 13.
Na conversa, o reitor destacou que já foi entregue em Curitiba, 15 volumes de documentação com mais de mil páginas sobre as ações a serem feitas para a recuperação do Cine Teatro Luz. Alysson disse que a equipe do Patrimônio Histórico do Estado do Paraná está trabalhando tecnicamente com a documentação.
Uma informação que está circulando é que a documentação de recuperação do Cine Teatro Luz será feita e liberada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), porém, essa afirmação é falsa, pois o único órgão responsável pelo trabalho cultural e de resgate histórico no Estado do Paraná é o Patrimônio Histórico do Estado do Paraná, que vai dar o seu parecer técnico para a Uniuv no dia 13.
Depois do parecer:
Depois que o Patrimônio Histórico do Estado do Paraná der o seu parecer favorável ao projeto técnico apresentado pela Uniuv, o reitor Alysson vai fazer uma coletiva de imprensa. Junto com a equipe jurídica da instituição quer ter o comodato do espaço cultural por 20 anos renovado por mais 10 , e assim dará inicio ao trabalho do processo licitatório.
Se o Patrimônio negar a documentação, a Uniuv deve fazer as devidas alterações apontadas pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná, para em seguida fazer uma nova apresentação para as equipes técnicas avaliarem.
Vale lembrar que a Uniuv como a sociedade de União da Vitória, já espera há dois anos para iniciar o trabalho de recuperação do Cine Teatro Luz.