Rádio Colmeia Galo que já botou pelo menos nove ovos faz sucesso em Caçador » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Galo que já botou pelo menos nove ovos faz sucesso em Caçador


5 de fevereiro de 2021

Um galo chamado Chico, que seria abatido em dezembro de 2020, escapou da morte quando seu dono, Pedro da Silva, de Caçador, Santa Catarina, percebeu um mês antes que a ave tinha uma aptidão rara: o animal é capaz de botar ovos, assim como fazem as galinhas.

O caso excepcional veio à tona ao ser noticiado em reportagem do RBV Notícias. A veterinária Bianca Ximenes explicou ao site que o galo possui uma mutação genética e que há duas hipóteses possíveis para explicar por que ele bota ovos.

Divulgação

“Existe o animal que pode ser hermafrodita, que tem alteração nas glândulas sexuais, tendo tanto ovário quanto testículo”, analisou a especialista. “E a gente também tem outra situação relatada na literatura de animais ginandromorfos bilaterais. São aqueles que têm DNA tanto de fêmea quanto de macho”, apontou.

Se Chico for um exemplo de ginandromorfismo bilateral, isso significa que ele possui características físicas masculinas e femininas — não só nos órgãos de reprodução, mas também no comportamento, aparência, entre outras características.

Pedro conta que o galo “especial”, que já botou ao menos nove ovos, foi adquirido há cerca de oito meses, quando a ave era ainda um pintinho. “A primeira vez que vi o ovo [do galo Chico] lá [no galinheiro] achei que era brincadeira, [pois] não tinha nenhuma galinha [no espaço]”, relatou o dono.

Então, o proprietário resolveu instalar um sistema de câmeras para monitorar o local 24 horas por dia. A ideia deu certo e Chico foi flagrado botando ovos. A ave escapou de virar alimento junto de outros três colegas de poleiro, uma vez que Pedro desistiu da ideia de comê-los.

Em vez disso, o dono agora prepara os ovos de Chico na frigideira. Caso o galo venha a acasalar no futuro e nasçam descendentes, existe ainda a possibilidade de que o dono coma mais dessa iguaria, já que ainda poderá vir ao mundo um outro galo capaz de botar ovos.

** Com informações do Uol

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de UVA abre inscrições para processo seletivo de cadastro reserva de estagiários

Estão abertas de 25 de fevereiro a 09 de março as inscrições para o Processo Seletivo o provimento de vagas de estágio para cadastro reserva em nível médio, pós médio, superior e/ou pós graduação. Com bolsas-auxílio de até R$ 665,00 mais auxílio-transporte de R$ 50,00, as vagas abrangem todas os setores da Prefeitura de União […]

Governador faz reuniões de emergência com prefeitos do Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior convocou na noite desta quinta-feira (25) duas reuniões virtuais de emergência para discutir o cenário da pandemia da Covid-19 e novas medidas restritivas a serem apresentadas para a sociedade nesta sexta-feira (26). Uma foi com os prefeitos dos cinco maiores municípios do Paraná e a outra com todos os […]

Destaque na produção de uva, Bituruna busca selo de procedência

O imenso cacho de uva encostado no imponente garrafão de vinho cuidadosamente instalado na entrada da cidade dão a dimensão de como a fruta e seus derivados são características marcantes de Bituruna, no Sul do Paraná. O produto movimenta a economia do pequeno município de pouco mais de 16 mil habitantes, colonizado por descendentes de […]