General Carneiro promove ações ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

General Carneiro promove ações ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração


17 de maio de 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de General Carneiro

Foto: Comunicação Prefeitura de General Carneiro

A Prefeitura de General Carneiro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizará nesta sexta-feira, 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ás 09h, em frente ao terminal Rodoviário, será feito uma caminhada até a Câmara Municipal de Vereadores, após terá uma Palestra Magna com o tema: “Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Dê Voz a Quem Não Tem”, para os alunos das turmas do 9º ao 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino.

O encontro terá como objetivo, mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Sobre o dia:

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, “Caso Araceli” como ficou conhecido. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.

Abuso X Exploração:

Foto: Comunicação Prefeitura de General Carneiro

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa mais velha e poderosa. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para uma satisfação sexual.

Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com pessoa de idade inferior a 18 anos, com intenção de lucros financeiros ou qualquer outra espécie. Há quatro formas de exploração sexual: redes de prostituição, parágrafo, redes de tráfico e turismo sexual.

A violência sexual praticada contra a criança e ao adolescente, envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


São Mateus do Sul decreta luto de três dias pelo trágico acidente na BR 476

Após o trágico acidente ocorrido na noite de quarta-feira, 25, na BR 476, km 313, região do Limoeiro, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, a prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias. A prefeita Fernanda Sardanha, abalada com a situação, deixou sua solidariedade ás famílias das vítimas e […]

Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]