O ditado já dizia, quando a esmola é muita, o santo desconfia. Infelizmente em Porto União e região os golpes e oportunidades falsas estão sendo cada vez mais recorrentes. Nesta segunda- feira, 23, a Polícia Militar foi acionada nas proximidades do portal de Porto União para atender uma ocorrência de estelionato.
O solicitante informou à PM havia vendido um veículo GM/Montana e não havia recebido o valor em sua conta bancária. Segundo a vítima, dois homens que se passaram por compradores pegaram o veículo e estariam se deslocando para Curitiba, pela BR 280, sentido Irineópolis. Diante das informações, à guarnição PM conseguiu localizar e abordar o veículo.
Mas muitas vezes o sucesso de localizar os autores e recuperar o prejuízo não é alcançado. Com a pandemia, fazer as coisas pelo meio digital se tornou algo muito comum, assim como é recorrente aparecer oportunidades boas demais. “Não se enganem, quando o negócio parece muito vantajoso, desconfiem, busquem informações, liguem para a Polícia Militar. Informem sobre o negócio que os senhores estão realizando e procurem essa orientação dos órgãos competentes”, disse o Major Galle da PM de Porto União.
É indicado também procurar a ajuda e orientação da Polícia Civil já que o órgão possui vasta experiência e pode auxiliar a descobrir se a situação é golpe ou não.
Lembrando que os estelionatários utilizam de diversas maneiras para aplicar os golpes sendo por meio de ligações, e-mail, WhatsApp, golpe do cartão de crédito, empréstimos, negociações de produtos via grupos de Facebook, entre outros.
O golpe está aí, caí quem quer?
A principal orientação que o Major Galle dá é sempre desconfiar das propostas e procurar ajuda dos órgãos e instituições especializadas. “Procurem sempre a Polícia Militar, estamos sempre à disposição”, finalizou.
Acompanhe o áudio do Major da PM de Porto União.