O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em todo o Estado na noite desta terça-feira, 17 de março, devido a pandemia do novo Coronavírus. O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) realizou o decreto durante uma coletiva de imprensa, que ocorreu logo após uma reunião com todo o secretariado.
Portanto, estão suspensos pelo prazo de 30 dias em todo estado de Santa Catarina, eventos de qualquer porte, assim como estão suspensos pelo prazo de sete dias, os serviços de transporte municipal, intermunicipal e interestadual.
Ressaltando que conforme o decreto, os estabelecimentos comerciais, desde restaurantes e academias, também devem manter as portas fechadas. Sendo mantidos abertos somente; Farmácias, Supermercados, Unidades de saúde, Postos de combustível, Funerárias, Distribuidoras de água e gás, Distribuidoras de energia elétrica, Clínicas veterinárias de emergência, Serviços de telecomunicações, órgãos de imprensa, Segurança privada e o serviço de coleta de lixo.
A Polícia Militar juntamente com equipe da Polícia Civil e demais forças de segurança, estarão de prontidão para fazer valer o decreto publicado pelo governador Carlos Moisés, sendo possível realizar denúncias pelos telefones 190 ou no 181, em caso de irregularidades em estabelecimentos ou de preços abusivos.
Acompanhe a fala do Governador, Carlos Moisés da Silva, sobre o decreto:
Acompanhe a divulgação das determinações do decreto:
SEA_3147_2020_coronavirus_3o_dec_LIMPA.pdf