O governo de Santa Catarina vai Decretar Emergência em Saúde em razão de problemas respiratórios. A decisão está tomada e o Decreto será publicado nesta sexta-feira, 3. A medida é necessária tendo vista a lotação de UTI’s em todo o estado.
A partir de então, a Secretaria Estadual de Saúde providenciará suporte aos municípios para atendimento na Atenção Básica de Saúde com repasses de recursos. A informação é que os repasses poderão variar entre R$ 20 e R$ 400 mil com possibilidade através do Decreto, de acontecer de forma única.
O decreto deve incluir ainda o fortalecimento da vacinação e os municípios devem ampliar os horários de atendimento em Unidades Básicas de Saúde. Mais que isso, A situação de Emergência em Saúde possibilitará que instituições hospitalares que disponibilizarem de novos leitos de UTI neo natal e pediátrica para a situação de emergência, tenham custeio diferenciado.
O Governo de Santa Catarina no entanto, não vai incluir medidas restritivas no Decreto. Devem permanecer as recomendações, inclusive para uso de máscaras, mas não haverá obrigatoriedade.
Aldo Baptista Neto, secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, enfatizou em entrevista do Bom Dia SC, da NSC, que o uso de máscara é eficiente e muito recomendado para evitar contágios com doenças respiratórias que vão desde gripes até Covid-19, principalmente para pessoas que tem comorbidades, por exemplo, hipertensão e diabetes, entre outras.
**Caçador Online