Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente


30 de novembro de 2021

O Ministério da Cidadania envia até esta terça-feira (30) mensagens de celular (SMS) orientando a devolução voluntária de recursos recebidos indevidamente do auxílio emergencial, além de denúncia de fraudes. Este é o terceiro lote a ser enviado este ano e 625 mil pessoas receberão.

Também estão na lista de devolução beneficiários do auxílio emergencial e que compõem o público que recebe o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) via Cadastro Único (CadÚnico) e que precisam fazer a devolução.

Estão entre os alvos da ação, trabalhadores que declararam o Imposto de Renda Pessoa Física e foram notificados para fazer a restituição do auxílio emergencial, mas ainda não efetuaram o pagamento. Além disso, pessoas que receberam recursos, mas não se enquadram nos critérios de elegibilidade do programa.

Outro grupo inclui pessoas que recebem um segundo benefício assistencial do governo federal, como aposentadoria, seguro desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Quem tem vínculo empregatício na data do requerimento do auxílio emergencial também terá de ressarcir os cofres públicos.

Segundo o ministério, após os dois primeiros lotes de mensagens, foram devolvidos aos cofres públicos aproximadamente R$ 66,3 milhões no período de 18 de agosto a 18 de novembro.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aprovação do Governo do Estado de Santa Catarina sobe quatro pontos em um ano e chega a 75%

Pesquisa realizada pelo Instituto Mapa foi divulgada nesta sexta-feira (20) Após dois anos de gestão, o governo Jorginho Mello (PL) é aprovado por 75% da população. Um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com o resultado do primeiro ano de governo. No índice geral de desempenho, a administração estadual levou uma nota 7,2 de […]

Com foco no aumento da competitividade, Paraná reduz ICMS para erva-mate

O Paraná vai conceder incentivo fiscal na comercialização de erva-mate do Estado para o restante do Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira, 18, o Decreto Nº 8.402  que concede um crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para vendas interestaduais da erva-mate beneficiada. Na prática, isso reduz a carga […]

Homologado termo de recuperação da BR 476 entre União da Vitória e São Mateus do Sul

Foi homologado na tarde dessa quinta-feira, 19, o termo de recuperação da rodovia BR 476, trecho entre União da Vitória e São Mateus do Sul pelo ministério dos Transportes Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT. Divulgado pelo próprio DNIT, este documento homologa o processo de contratação da empresa que será responsável pela execução dos […]